Submarino artesanal é apreendido no Pará

Segundo análise, embarcação permitia viagens longas e não foi fabricada por uma empresa naval.

PARÁ — Na tarde de segunda-feira (1º de abril), um enigma emergiu das profundezas do rio Amazonas: um submarino artesanal de 20 metros de comprimento, encontrado por pescadores no município de São Caetano de Odivelas, no nordeste do Pará. A embarcação, apreendida em fevereiro deste ano, levanta suspeitas de uma engenhosa operação de tráfico de drogas, explorando as rotas fluviais da região.

As análises da Polícia Científica revelaram que o submarino não foi construído por nenhuma empresa naval, mas sim de forma artesanal. Essa característica levanta a possibilidade de uma fabricação clandestina, feita sob medida para atender às necessidades específicas do tráfico de drogas.

O material utilizado na construção da embarcação permite que ela realize viagens longas por um período considerável, além de ter capacidade para transportar grandes cargas. Essa combinação reforça a suspeita de que o submarino era utilizado para o transporte de substâncias ilícitas.

De acordo com a Polícia Federal, o estado do Pará se destaca como uma das principais rotas internacionais de tráfico de drogas. O rio Amazonas, com sua vasta extensão e acesso facilitado a países vizinhos, torna-se um caminho estratégico para o escoamento de substâncias ilícitas.

No momento, o submarino está atracado na Base Fluvial de Belém, aguardando a conclusão das perícias que determinarão sua origem e destino. As investigações continuam a todo vapor, buscando identificar os responsáveis pela construção e operação da embarcação, além de desvendar os mecanismos utilizados no tráfico de drogas.