
MANAUS, AM — O SOS Vida, programa que oferece transporte gratuito para pacientes em tratamento de saúde, está passando por uma transformação digital com a implantação de um novo sistema. A novidade, divulgada na sexta-feira (18), busca otimizar os serviços prestados pelo programa na capital amazonense. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o software foi desenvolvido internamente pelas equipes de Tecnologia da Informação (TI) em parceria com assistentes sociais, visando facilitar o trabalho dos agentes de saúde e dar mais agilidade aos atendimentos.
O novo sistema começou a ser implementado neste mês e já está em fase de treinamento das equipes responsáveis por sua operação. Durante este período, ajustes finais estão sendo realizados para garantir que a plataforma funcione de maneira eficiente. Entre as principais melhorias, estão a redução no tempo de resposta para geração de relatórios e estatísticas, maior estabilidade para evitar travamentos e uma tecnologia mais robusta e atualizada. Além disso, o sistema é gratuito, o que representa economia aos cofres públicos. Ele centraliza o cadastro dos pacientes, incluindo dados pessoais e endereços, além de gerenciar o agendamento e a disponibilização das ambulâncias.
Atualmente, o SOS Vida realiza mais de 20 mil remoções mensais e possui um banco de dados com mais de 23 mil pessoas cadastradas. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 21h, e pode ser acessado tanto por encaminhamento de órgãos competentes quanto por demanda espontânea, via telefones 0800-0920192 ou 3637-7777. Com a nova plataforma, a expectativa é que os agendamentos sejam mais ágeis, respeitando a disponibilidade de vagas e garantindo um atendimento ainda mais eficaz à população. A migração completa deve ser concluída em quase um mês, consolidando um importante avanço para o programa.