Setrab e Coca-Cola firmam parceria para ajudar menores aprendizes

Foto: Lucy Almeida

A parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e o Instituto Coca-Cola, visando a procura de vagas de emprego para menores aprendizes, foi o tema de uma reunião realizada na sede da Setrab, na avenida Joaquim Nabuco, nº 878, Centro, zona sul. 

Participaram da reunião a representante do Instituto Coca-Cola, Jardilina Vasconcelos, e o secretário do Trabalho, Manoel Oliveira. O objetivo da parceria é encontrar vagas de emprego para jovens de 16 a 25 anos que participam do projeto Coletivo Jovem, mantido pelo Instituto Cola-Cola.

O projeto, que funciona nos bairros Zumbi II, Japiim, e Redenção, atende 360 jovens que participam de cursos profissionalizantes nas áreas de Comunicação e Tecnologia, Marketing e Vendas, e Produção de Eventos.

Encaminhamento – O secretário da Setrab disse que o órgão está aberto à parceria com a Coca-Cola. “Sabemos a importância de encaminhar jovens para o primeiro emprego. A parceria com o Instituto Coca-Cola permite que as novas gerações conquistem seu espaço no mercado de trabalho”, afirmou Oliveira.

A Setrab se comprometeu em levar a emissão de carteiras de trabalho aos locais onde os jovens participam dos cursos profissionalizantes. A intenção é ajudar os alunos que não têm o documento.

“Queremos ajudar os jovens a ingressar no concorrido mercado de trabalho, e o primeiro passo é a emissão da Carteira de Trabalho”, destacou Manoel Oliveira.

Parcerias ampliadas – Desde outubro do ano passado, a Setrab tem ampliado parceiras com empresas do Polo Industrial de Manaus para criação de vagas de primeiro emprego. É o caso das multinacionais Samsung e Panasonic, que têm criado espaço para jovens sem experiência profissional.

A analista de campo do Instituto Coca-Cola, Jardilina Vasconcelos, ressaltou que ao final dos cursos profissionalizantes muitos jovens são contratados pelas fábricas da Coca-Cola.

Mesmo assim, a empresa busca parcerias com outras fábricas para absorver os jovens aprendizes. “Queremos que a Setrab seja uma nova parceria nesse projeto que já ajudou milhares de jovens em todo Brasil”, planeja Jardilina.