MANAUS — Neste 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos, o deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil) reforça a necessidade de conscientizar a população sobre a doação de órgãos. O Setembro Verde, dedicado a campanhas de conscientização no Brasil, ganha destaque com a Lei nº 6.845/2024, de autoria do deputado, que institui a Semana de Conscientização sobre Doação de Órgãos nas escolas públicas do Amazonas.
A lei, sancionada em abril de 2024, visa promover palestras e seminários voltados para alunos do ensino fundamental e médio, com o objetivo de sensibilizar as novas gerações sobre o valor de ser um doador de órgãos. “A conscientização é a base para aumentarmos o número de doadores e reduzirmos as filas de espera por transplantes. Precisamos educar os jovens para que, no futuro, tomem decisões informadas e solidárias”, afirma o parlamentar.
Fila de transplantes no Brasil
Atualmente, mais de 72 mil brasileiros aguardam por um transplante, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No Amazonas, o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz vem se destacando ao realizar transplantes de rins de doadores falecidos, um marco para a saúde pública no Estado. Dr. George Lins também destaca o esforço do governo estadual em expandir a captação de órgãos no estado. “O crescimento no número de doações é um avanço significativo, mas ainda há muito por fazer. Continuaremos trabalhando para melhorar esse cenário”, disse o deputado do União Brasil.
Além disso, o parlamentar reforça a importância das famílias comunicarem sua intenção de doar órgãos, pois, no Brasil, a autorização familiar é imprescindível. “Que este Setembro Verde seja mais que uma data simbólica. Que seja uma oportunidade de salvar vidas, trazendo esperança para quem precisa”, finalizou o deputado.