SESI realiza Capacitação de Técnicos First Lego League

A capacitação é também destinada ao público em geral apreciador de robótica © Divulgação

A exploração da temática do espaço, Into Orbit (Em Órbita), será o tema da temporada 2018/2019 do Torneio de Robótica First Lego League, (FLL) a ser realizado em nível regional, nacional e internacional. Nesta terça-feira, 23, a Escola SESI Dr. Francisco Garcia encerrou capacitação dos técnicos que vão participar do Torneio que vai ocorrer nos dias 16 e 17 de novembro no Clube do Trabalhador do SESI. O treinamento foi feito em conjunto o Departamento Nacional do SESI.

A capacitação é também destinada ao público em geral apreciador de robótica. De acordo com a coordenadora de Projetos do SESI Nacional, Fernanda Dotto, o objetivo maior não é apenas incentivar o torneio nacional, mas disseminar o conceito de tecnologia educacional e de robótica e com isso trazer mais alunos para Rede SESI, focando nos novos atrativos que estão sendo considerados essenciais para educação e que são trabalhados pelo SESI.

“Trabalhamos tanto a teoria, necessária para entender o que são as competições, quais as habilidades que um técnico precisa ter para conseguir engajar os seus alunos e quais as características das equipes vencedoras de torneios internacionais, e a parte prática, com aula de design thinking aplicada para a robótica educacional” disse a coordenadora.

O técnico First Lego League, dentre as responsabilidades, tem o papel de organização as reuniões de equipe, formada de 2 a 10 integrantes; inscrição na competição; leitura do manual dos técnicos; estabelecer uma área de treino e armazenamento para matérias da equipe; bem estar físico dos integrantes para a competição, além do auxilio na construção e divisão das responsabilidades da equipe.

“Gosto de enfatizar que ninguém precisa ser um especialista em alguma habilidade ou aspecto do desafio, você pode trabalhar e construir esse conhecimento junto com a equipe, incentivando a encontrar as próprias respostas”, disse o especialista em Tecnologia Educacional, professor e instrutor da Capacitação de Técnicos de Robótica da FLL, Danilo Yoneshige.

Into Orbit

Dentro da temática que será explorada, desafiada e inovadora para trabalhar os Projetos de Pesquisa, as equipes irão resolver um problema do mundo real associado à temática espacial, tema dessa edição. Os estudantes entram em disputas nas quatro categorias: Projeto de Pesquisa, Desafio do Robô, Design do Robô e Core Values.