Sema encerra processo de Acordo de Pesca e capacitação dos Agentes Ambientais Voluntários, em Iranduba

© Vanessa Gama/Sema

A Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) encerrou, na sexta (11/05), o processo de Acordo de Pesca, no rio Solimões e a capacitação de 23 agentes ambientais voluntários (AAVs), realizado desde terça-feira (08/05), na comunidade rural Nossa Senhora de Fátima, na Ilha da Paciência, no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus).

De acordo com o engenheiro de Pesca da Sema, João Bosco Ferreira, o objetivo principal da atividade foi fazer os últimos ajustes para o fechamento do Acordo de Pesca para assim colocar em prática tudo o que foi determinado no último encontro, quando foi feita a revisão de pesca dos 32 lagos que fazem parte do Acordo. “Um dos objetivos era ampliar a área desse acordo, pois assim poderia ser ajustado também o acesso a esse uso” disse.

O técnico da Sema, Abraham Benayon Moreira, informou que foi feita a capacitação de 23 AAVs, onde estão sendo preparados para orientar as pessoas sobre a proteção do meio ambiente e preservação dos recursos sustentáveis nos 32 lagos que fazem parte do acordo. “Eles estão inseridos no Acordo de Pesca, onde farão o monitoramento e vigilância dos lagos e também para orientarem melhor os comunitários para a preservação da área”, disse.

A atividade envolveu uma equipe técnica da Sema e conta com o apoio Universidade Federal do Amazonas (Ufam), manejadores e comunitários da área do acordo.