Seleção brasileira feminina enfrenta França nas oitavas da Copa da França

As brasileiras acumulam dois triunfos (contra Jamaica e a líder de seu grupo, Itália) e uma derrota, de virada, para a Austrália.

A seleção brasileira enfrentará a França neste domingo (23), às 21h (16h em Brasília), no Havre (noroeste francês), pelas oitavas de final da Copa.

O adversário só foi definido nesta quinta (20), dois dias depois da vitória da equipe brasileira sobre a Itália, em seu último jogo pela fase de grupos.

Como o Brasil ficou em terceiro lugar em sua chave (C), com seis pontos, era preciso esperar confrontos que definiriam os outros terceiros colocados classificados -só os 4 melhores (de um total de 6 grupos) passaram.

Os outros classificados são Nigéria (grupo A; 3 pontos), China (B; 4 pontos) e Camarões (E; 3 pontos).

A única combinação possível para que as brasileiras não enfrentassem as francesas incluía a qualificação, para o mata-mata, do terceiro colocado da chave F. Se esse cenário se concretizasse, as adversárias seriam as alemãs, líderes da B.

Porém, no duelo decisivo do Grupo F, o Chile venceu a Tailândia por 2 a 0, acumulando 3 pontos. Os dois gols (seus primeiros no Mundial) não foram suficientes, entretanto, para desbancar o saldo da Nigéria (-3 para as sul-americanas, -2 para as africanas).

Quartas colocadas no ranking da Fifa, as adversárias do Brasil nas oitavas estrearam na competição diante de um público recorde (no estádio Parc des Princes, em Paris, e na televisão francesa) e com uma vitória convincente sobre a Coreia do Sul (4 a 0).

Mas o ímpeto inicial foi arrefecendo. O triunfo contra a Noruega (2 a 1), na segunda rodada, veio bem mais suado.

Na última aparição da fase de grupos, contra a inexpressiva Nigéria (apenas 38º na classificação mundial), as francesas arrancaram um gol solitário nos minutos finais, e de pênalti que a árbitra mandou repetir…

As brasileiras acumulam dois triunfos (contra Jamaica e a líder de seu grupo, Itália) e uma derrota, de virada, para a Austrália.

Por FOLHAPRESS