Sejusc realiza ação de direitos humanos pelo Dia da Mulher no Centro de Manaus

Os moradores do bairro Centro, na zona sul de Manaus, começaram o sábado (09/03) com serviços de saúde e cidadania perto de casa. A ação da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizada no Centro Social Bittencourt, ocorreu em alusão ao Dia Internacional da Mulher e atendeu cerca de 100 pessoas.

Coordenado pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH) da Sejusc, o evento ocorreu das 8h às 12h e contou com aula de zumba para a população, atendimento psicossocial, solicitação de Registro de Certidão de Nascimento (RCN), Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, além de serviços da Defensoria Pública e embelezamento para as mulheres.

Além disso, foram ofertados serviços de orientação jurídica em parceria com a Faculdade La Salle; vacinação pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); clínico geral, odontológico, averiguação de pressão e glicemia pela Cruz Vermelha; palestra sobre saúde da mulher pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e espaço infantil pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).

A doméstica Ozenira Vasconcelos, 62, chegou cedo e foi uma das primeiras atendidas pela equipe da Cruz Vermelha. Ela veio averiguar sua pressão e glicemia, além de acompanhar a filha na orientação jurídica sobre a pensão da sua neta. Ozenira frisou que o atendimento na comunidade foi benéfico para ela e como poder realizar os serviços perto de casa é gratificante.

“Achei uma ótima ação, pois é perto da minha casa e os moradores estavam precisando dessa ação porque quase não tem por aqui. E é uma ação muito boa para todas as mulheres, para nós que somos guerreiras, então acho que foi ótimo vir para cá e que sempre deveriam vir”, contou.

Gabriella Campezatto, secretária executiva da SEDH, comentou que esta é uma das programações organizadas para este mês de março e como é importante cuidar do bem-estar e garantia dos direitos da mulher.

“A Sejusc se faz presente aqui no Centro Bittencourt para trazer uma ação social para a mulher e seu bem-estar. Essa é mais uma ação que está na programação do mês de março, o mês alusivo à mulher, então toda a nossa agenda está voltada para esse cuidado”, reforçou a secretária.