Secretário de Saúde anuncia para setembro entrega da UPA-Itacoatiara

© Divulgação/Susam

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) faz os últimos ajustes para entregar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ao município de Itacoatiara (a 269 quilômetros de Manaus em linha reta). Ao acompanhar a vistoria técnica da obra nessa sexta-feira (31/08), o secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho, afirmou que a expectativa é de que a unidade entre operação até o fim de setembro.

Orestes foi ao local, acompanhado da secretária executiva adjunta de Atenção Especializada do Interior, Edylene Pereira, e da equipe de engenharia do órgão. Com o funcionamento da UPA Itacoatiara, a Susam pretende reforçar o serviço de urgência e emergência na Região Metropolitana de Manaus (RMM).

A unidade, que  começou a  ser  construída em 2011 e foi recebida pela atual gestão com as obras paradas, está pronta e praticamente toda equipada. “A obra está concluída e os últimos equipamentos estão sendo instalados, como é o caso do aparelho de raio-x. Nesse período, estamos fazendo ajustes e organizando o quadro de pessoal que vai atuar na unidade, para, em seguida, entregá-la ao município de Itacoatiara”, informou o secretário.

Estrutura – Construída em uma área de 710 metros quadrados, a UPA-Itacoatiara conta com seis leitos de observação, raio x, salas de urgência, de exames, de inalação, de aplicação de medicamentos, de sutura/curativos, de coleta, de Eletrocardiograma (ECG) e de gesso.

Pelas regras do Ministério da Saúde, as UPAs funcionam 24h e fazem parte da Rede de Atenção às Urgências. Seu objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, atuando em conjunto com a Atenção Básica e a Atenção Hospitalar.

Desta forma, a população de Itacoatiara terá melhor atendimento na área da saúde, uma vez que casos de complexidade intermediária, tanto na área de pediatria quanto em clínica geral, que antes só eram encontrados no Hospital Regional José Mendes, agora serão absorvidos pela nova unidade.

É nas UPAs que são atendidos casos como alteração de pressão arterial, febre alta, fraturas e cortes, por exemplo. A unidade exames de raios-X, eletrocardiografia, exames laboratoriais, atendimento de pediatria  e leitos de observação.

Obra retomada – Em outubro de 2017, quando a atual gestão da Susam assumiu, a obra da UPA-Itacoatiara estava parada e com apenas 52,12% concluída. Encarada como prioridade dentro do plano de reorganização do setor de saúde, a construção teve as pendências resolvidas e agora está pronta para ser entregue à população.

Investimentos – A construção custou R$ 5,1 milhões e foi realizada em parceria com o governo federal, por meio de um contrato com a Caixa Econômica no valor de R$ 1.050.000,00. O restante do valor da obra foi pago pelo Estado, cobrindo tanto as obras de engenharia quanto a aquisição de equipamentos.