SBU elimina suspeitos de assassinato de coronel ucraniano em Kiev

A agência de segurança ucraniana afirma que os suspeitos — um homem e uma mulher — seriam agentes russos envolvidos na execução de Ivan Voronych.

A Agência de Segurança da Ucrânia (SBU) anunciou neste domingo (13) a neutralização de dois suspeitos — um homem e uma mulher, supostos agentes russos — envolvidos no assassinato do coronel Ivan Voronych, morto a tiros em Kiev na quinta-feira (10). Os suspeitos resistiram à prisão e foram mortos em confronto, conforme vídeo divulgado pela SBU e verificado pela Associated Press. O ataque a Voronych, ocorrido em um estacionamento da capital, foi registrado por câmeras de segurança.

O assassinato aconteceu às 9h (3h em Brasília), quando Voronych, carregando sacolas, foi surpreendido por um atirador ao sair de um prédio. O oficial, que atuava em operações secretas em territórios ocupados pela Rússia e na ofensiva ucraniana em Kursk, foi morto em plena luz do dia, um crime considerado ousado em meio à guerra iniciada com a invasão russa em 2022. Ucrânia e Rússia frequentemente trocam acusações de assassinatos, sabotagens e espionagem.

No mesmo período, a Rússia intensificou ataques com 60 drones contra várias regiões ucranianas na noite de sábado (12), com a defesa aérea interceptando ou neutralizando 40 deles. Bombardeios russos em Donetsk e Kherson, desde sábado, mataram quatro civis e feriram pelo menos 13, segundo autoridades locais, evidenciando a escalada do conflito.