sexta-feira, 13 de março de 2026.
Início Meio Ambiente Sancionada lei que cria política de acolhimento a animais resgatados em desastres

Sancionada lei que cria política de acolhimento a animais resgatados em desastres

BRASÍLIA (DF) — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui a Política Nacional de Acolhimento e Manejo de Animais Resgatados em situações de desastre – batizada de Lei AMAR (Acolhimento e Manejo de Animais Resgatados).

O texto determina que União, estados e municípios atuem de forma articulada para garantir a proteção de animais domésticos e silvestres atingidos por emergências como enchentes, incêndios florestais, acidentes ambientais e outros desastres.

Entre os principais pontos da nova lei estão:

  • Resgate e manejo adequado de animais em situações de emergência;

  • Redução da mortalidade de animais domésticos e silvestres;

  • Atendimento veterinário, vacinação, identificação e abrigo temporário para animais domésticos resgatados;

  • Reintrodução dos silvestres à natureza após os cuidados necessários;

  • Integração com os planos de contingência da Defesa Civil;

  • Orientação às comunidades para que incluam seus animais nos planos de resposta.

A nova política deverá ser executada de forma coordenada entre os entes federativos e prevê ações de proteção animal alinhadas às políticas ambientais e de defesa civil.

A expectativa é que a legislação ajude a estruturar uma resposta mais rápida, organizada e humanizada para os animais afetados por tragédias, evitando abandono, maus-tratos e mortes evitáveis.