Início Política Sancionada lei que amplia acessibilidade para surdos nas salas de cinema em...

Sancionada lei que amplia acessibilidade para surdos nas salas de cinema em Manaus

"Estou muito feliz por que nosso projeto agora é lei e irá beneficiar milhares de pessoas", afirmou André Luiz

Agora é Lei. O prefeito de Manaus, Arthur Virgilio Neto (PSDB) sancionou lei de autoria do vereador André Luiz (PTC), que torna obrigatória a inclusão de janela com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), na exibição de filmes, nas salas de cinema da capital.  A Lei 2.368/18, oriunda do Projeto de Lei 074/2018, foi publicada na edição do dia 23 de novembro do Diário Oficial do Município e agora será regulamentada pelo poder público municipal, que vai estabelecer os normas e critérios para sua implementação.

De acordo com o autor, o objetivo da lei é adequar salas de cinema de Manaus à legislação federal que tornou obrigatório o uso de recursos de legenda descritiva, audiodescrição e Libras nas salas de cinema de todo país.

“Estou muito feliz por que nosso projeto agora é lei e irá beneficiar milhares de pessoas. Agradeço também ao Prefeito Arthur Neto. A minha intenção é proporcionar a inclusão e o direito ao lazer para as pessoas que vão ser beneficiadas”, afirma André Luiz.

A Instrução Normativa da Agência Nacional de Cinema (Ancine) entrou em vigor em 2016, tem por base a lei federal 13.146/2015 que trata sobre a acessibilidade para surdos nas salas de cinema.

Os surdos representam aproximadamente 23% da população do Amazonas, segundo dados Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2010.