
MANAUS, AM — O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Manaus foi destaque em visita técnica realizada na última quinta-feira (30/01) por um representante do Ministério da Saúde. A estrutura de funcionamento do serviço, a qualificação dos profissionais e a utilização de ferramentas inovadoras, como as motolâncias, impressionaram o técnico Raphael Arosti de Luna, da Coordenação-Geral de Urgência.
Durante a visita, o representante do Ministério da Saúde teve a oportunidade de conhecer a Central do Samu, as bases Fluvial e Oeste e o Núcleo de Educação em Urgência. Aos técnicos locais, Arosti demonstrou grande interesse pelas ações de treinamento e capacitação dos profissionais, que são realizadas em todo o estado do Amazonas. O uso das motolâncias, que agilizam o atendimento pré-hospitalar, também foi destacado como uma prática inovadora e eficiente.
“O Samu de Manaus é referência nacional em diversas áreas, como a educação em urgência e a utilização de motolâncias”, afirmou Djalma Coelho, subsecretário municipal de Gestão da Saúde. Segundo ele, a visita do representante do Ministério da Saúde é um reconhecimento ao trabalho realizado pela equipe do Samu e um incentivo para que o serviço continue se aperfeiçoando. A diretora da Rede Pré-Hospitalar Móvel e Sanitária da Semsa, Elen Assunção, reforçou a importância de compartilhar as experiências e boas práticas do Samu de Manaus com outros municípios. “Nosso objetivo é sempre oferecer um atendimento de qualidade e humanizado à população”, destacou.


