Saiba como fica o funcionamento das unidades de saúde, emergência e urgência no Carnaval

© Sérgio Rodrigues

MANAUS — A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) irá manter o atendimento nas 25 unidades de urgência e emergência, em Manaus, durante as comemorações de carnaval. As unidades funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o ponto facultativo entre segunda-feira de Carnaval (20) e Quarta-feira de Cinzas (22).

Estarão funcionando os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Campo Sales, no bairro Tarumã, zona oeste, e José Rodrigues, bairro Cidade Nova, zona norte. Além do serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).

Os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidade. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão em funcionamento normal. O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do Estado.

No interior, todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência funcionando diariamente em regime de plantão 24 horas.

Atendimento ambulatorial

As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas retornam às atividades na quinta-feira (23/02). As agendas dessas unidades são bloqueadas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos, e não são marcados no Sistema de Regulação (Sisreg) serviços nesses dias.
Hospitais das fundações de saúde

Durante os pontos facultativos e feriados, os hospitais das fundações de saúde funcionarão apenas para casos de emergência e de internação, em plantão 24 horas, com retorno dos atendimentos ambulatoriais e laboratoriais no dia 23 de fevereiro.

Hemocentro

Durante os dias do feriado, não haverá atendimento ambulatorial e laboratorial. Os serviços de urgência e internação para os pacientes do Hemoam funcionarão normalmente.

No sábado, que antecede o carnaval, a coleta de sangue funcionará das 7h às 18h, no domingo não funcionará, porém retoma na segunda-feira (20/02), em horário normal, das 7h às 18h. Na terça-feira (21/02) o setor da doação estará fechado, mas na Quarta-feira de Cinzas (22/02), os doadores podem procurar a fundação das 13h às 18h.

Os interessados em doar sangue podem comparecer à sede do Hemoam, localizada na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, zona centro-sul de Manaus.