Rússia divulga vídeo da bomba mais poderosa do mundo

A Bomba Czar foi detonada em 1961 em um arquipélago no Círculo Ártico pela antiga União Soviética. ─ Imagem: Reprodução

Imagens da Bomba Czar, a maior bomba de todos os tempos, foram divulgadas pela Rosatom, a agência atômica russa, recentemente. A detonação foi um teste que aconteceu no dia 30 de outubro de 1961, em um arquipélago da Rússia no Círculo Ártico.

Essa arma, uma bomba de hidrogênio RDS 220, liberou energia equivalente a 57 milhões de toneladas de TNT. O poder destrutivo dela era mais de 700 vezes maior que o da bomba que destruiu a cidade de Hiroshima, no Japão, no fim da Segunda Guerra Mundial.

A diferença entre uma bomba de hidrogênio e uma bomba atômica é o processo de detonação. Nessa última, a explosão resulta da liberação repentina de energia após a separação (fissão) do núcleo de um elemento químico pesado, como o plutônio.

O processo de detonação de uma bomba de hidrogênio inclui várias etapas, começando com a detonação de uma bomba atômica. A primeira explosão gera temperaturas de milhões de graus, criando energia suficiente para forçar a aproximação dos núcleos de elementos leves — no caso, de isótopos de hidrogênio –, combinando-os num segundo estágio conhecido como fusão nuclear.

FONTE: G1