Ruas da Copa reúnem torcedores manauaras na final do mundial de futebol

© Ingrid Anne/Manauscult

Os manauaras que saíram às ruas para ver a final da Copa do Mundo Fifa 2018, nas oito ruas que transmitiram os jogos em Manaus, viram a vitória da França sobre a Croácia por 4 x 2. Por conta da rivalidade histórica contra o Brasil desde 1998, quando venceu a Copa em casa, a França não tinha a preferência da população em Manaus.

“Torci pela Croácia porque ainda não tem nenhum título. Acredito que mereciam um lugar entre os campeões. Tivemos vários momentos aqui na rua que foram além do que eu esperava, e todos aprovaram a programação ao longo de toda a Copa. Foi ótimo”, afirmou Felipe Mesquita, 34, um dos organizadores da transmissão e também morador da avenida Leonardo Malcher, Centro.

“Nós, brasileiros, nos identificamos com a Croácia pela trajetória que seguiu até chegar à final. Além disso, bateu a Bélgica, que nos desclassificou, e por isso acredito que mereciam essa oportunidade”, contou o industriário Carlos André Reis Pessoa, que também é um dos responsáveis pela transmissão na avenida Leonardo Malcher.

Torcendo praticamente sozinho, o francês radicado no Brasil, Nicolas Vidal, 41, mora em Manaus há quatro anos e escolheu a rua 3, no bairro Alvorada, na zona Centro-Oeste, para comemorar. “Quis ver a vitória no meio da animação”, destacou o professor de francês. Ele, que apostava no placar de 3 x 1, mas se surpreendeu com o resultado.

Vestido com a camisa da seleção croata, o motorista Emivanes Rodrigues Monteiro, 40, fez questão de comprar a peça antes do jogo para dar sorte. “Sou movido à história e acompanho a Copa desde 1990. Quando a Croácia fez sua primeira participação em uma Copa do Mundo, em 1998, já havia perdido para a França na semifinal e acabou ficando em terceiro. A partir daí, sempre foi crescendo, e queria que este fosse o momento deles”, comentou.

Já na rua 24 de Agosto, no Morro da Liberdade, zona Sul, o clima era de almoço de domingo em família. Carne na chapa, pirarucu desfiado, pirarucu de casaca, além do tradicional peixe frito, estiveram no cardápio preparado pela própria comunidade, como forma de arrecadação para ajudar com os custos da festa. Na sequência, David Oliver e Neuton dos Teclados fizeram a festa.

As oito Ruas da Copa foram contemplados por meio de edital da Prefeitura de Manaus, para receber apoio para a transmissão dos jogos por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). As exibições ao longo do Mundial aconteceram nas ruas Rubídio (antiga Santa Isabel), Vila da Prata; rua 3, Alvorada 1; rua 24 de Agosto, Morro da Liberdade; rua Ouro Preto, Coroado 3; rua Santa Isabel, Centro; avenida Leonardo Malcher, Centro; rua 25, São José Operário 2; e rua Santa Isabel, Praça 14 de Janeiro.