Ronaldo Fenômeno critica eleição da CBF como ‘palhaçada’

As declarações foram feitas após Ronaldo tentar, sem sucesso, se candidatar à presidência da CBF em março deste ano.

SÃO PAULO — O ex-jogador Ronaldo Luís Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo Fenômeno, criticou duramente o processo eleitoral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), considerando-o uma “palhaçada” em declarações recentes ao canal BandSports.

“Se não mudar o estatuto, essa palhaçada vai continuar. Muda a página, mas o livro é o mesmo. É tudo farinha do mesmo saco. Isso não é novidade para ninguém. A gente vive uma situação terrível”, afirmou o multicampeão pela Seleção Brasileira.

As declarações foram feitas após Ronaldo tentar, sem sucesso, se candidatar à presidência da CBF em março deste ano. Na ocasião, ele precisava do apoio mínimo de quatro federações estaduais e quatro clubes para registrar sua chapa, mas recebeu respaldo de apenas três federações e um clube, sendo impedido de concorrer. O presidente interino Ednaldo Rodrigues foi então aclamado ao cargo.

No entanto, o cenário mudou recentemente com uma decisão judicial que afastou Rodrigues do comando da entidade e anulou o estatuto aprovado em 2022. Com isso, voltou a vigorar o estatuto anterior, de 2017, que exige o apoio de 8 federações e 5 clubes para a inscrição de chapas.

O presidente da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud, registrou formalmente sua candidatura neste domingo (18), tornando-se o único concorrente à presidência da CBF na nova eleição, marcada para o dia 25 de maio , sob supervisão do interventor federal Fernando Sarney.

Com o apoio de 25 das 27 federações estaduais e 10 clubes , Xaud também impediu o registro de outro possível candidato: Reinaldo Carneiro Bastos, atual presidente da Federação Paulista de Futebol.

A expectativa agora é de que a nova eleição traga maior transparência e renovação à gestão do futebol brasileiro, após anos de críticas por falta de governança e escândalos de corrupção.