Rodoviários podem parar atividades na quinta

Manaus, AM — Os motoristas e demais trabalhadores do transporte público de Manaus anunciaram a possibilidade de uma greve a partir da próxima quinta-feira (19). A decisão foi tomada em assembleia realizada no dia 12, sob a liderança do presidente do Sindicato dos Rodoviários, Givancir Oliveira. A paralisação ocorrerá se a parcela do 13º salário não for paga até o dia 18 de dezembro, conforme acordo estabelecido com os empresários do setor.

Apesar de a legislação permitir o pagamento do 13º até o dia 20 de dezembro, um acordo específico antecipou essa data. A assessoria do sindicato informou que “O presidente Givancir Oliveira fez uma assembleia na última quinta-feira para legalizar a greve no dia 19, caso não seja pago o 13º da categoria dos trabalhadores rodoviários de Manaus”.

Caso o pagamento não seja efetuado até a data estipulada, a greve começará à meia-noite de quinta-feira (19), com apenas 50% da frota operando, conforme determina a lei, para atender à população de forma reduzida.

A assessoria ressaltou ainda: “A greve está legalizada e a gente espera que os empresários cumpram com a palavra, pois a categoria aguarda ansiosamente para o seu 13º, que é um direito seu. A gente espera realmente que seja resolvida essa situação e para que não haja greve. Nossa intenção não é fazer greve, mas a última ferramenta do trabalhador é a greve”.