Rocam prende líder de facção e outros seis envolvidos em homicídios na Compensa

© Divulgação

O líder de uma facção criminosa e outras seis pessoas foram presas, entre a manhã e a tarde deste sábado (1º/09), suspeitos de envolvimento no triplo homicídio ocorrido no bairro Compensa, zona centro-oeste, na sexta-feira (31/08). Entre os presos estão dois foragidos do Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDP). Com o bando criminoso, foram apreendidas seis armas de fogo, munições e um veículo com restrição de roubo.

A prisão foi efetuada por policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), após denúncias feitas ao linha direta (92) 99280-7574. A denúncia apontava que suspeitos de participação no triplo homicídio do bairro Compensa estavam escondidos na Travessa S do bairro Nova Esperança, também na zona centro-oeste da capital.

“Montamos uma operação pela manhã e fizemos a incursão no local. Houve correria, com os suspeitos pulando de quintal em quintal, mas conseguimos prender cinco suspeitos”, explicou o tenente Aldivan Rodrigues, da Rocam, que coordenou os trabalhos.

Delação – Os presos confirmaram, então, a localização de Bruno de Souza Carvalho, vulgo “Bruno Fiel”, um dos líderes de uma facção criminosa que disputa o comando do tráfico de entorpecentes no Amazonas. Bruno estava com o comparsa Rickson da Silva Almeida, vulgo “Kaká”, no bairro Parque das Laranjeiras, zona centro-sul de Manaus. À polícia, ele apresentou uma identidade falsa, com o nome de Miguel Alfaia de Souza.

Bruno “Fiel” tinha quatro mandados de prisão em aberto, sendo um por tráfico e três por homicídio. Ele era um dos procurados pelas forças de segurança do Amazonas contra quem havia uma recompensa oferecida pela Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), braço investigativo da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Apreensão – Com os sete infratores, a Rocam apreendeu um Toyota Etios utilizado na chacina, com placa adulterada e restrição de roubo, uma pistola .40, de treino da Polícia Militar do Pará, uma pistola 380, dois revólveres 38, uma arma caseira calibre 12 e um rifle .44. Todas as armas estavam com o número de série raspado. Também foram apreendidas munições.

Os presos, o carro e as armas apreendidas foram apresentados no 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado no bairro Santo Agostinho, onde o flagrante foi lavrado.

Outro suspeito preso – Ainda na sexta-feira, um outro homem suspeito de envolvimento nos homicídios do bairro Compensa foi detido pela Rocam e levado para prestar depoimentos ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). Ontem à noite, o secretário de Segurança Pública, coronel Anézio Paiva, confirmou a prisão do suspeito durante a apresentação de uma quadrilha presa com drogas e armas no Educandos, zona sul.

Mortes – Na tarde de sexta-feira (31/08), a ação de uma organização criminosa deixou três mortos e três pessoas feridas no bairro Compensa, zona centro-oeste da capital. Segundo informações da Rocam, os suspeitos estavam em três veículos e atiraram contra as vítimas na rua T6. No local, foram encontradas 12 capsulas de pistola calibre 380 e revolver calibre 38. Os primeiros atendimentos aconteceram no SPA Joventina Dias, no bairro da Compensa.

As vítimas fatais foram Ueliton de Oliveira Mota, 29, Thiago Amaral Albuquerque, 30, e Thiago Queiroz de Medeiros, 31. Ficaram feridos Mônica Regina da Silva, 36, baleada na mão e já liberada, e Girlan Siqueira, 28, que está no HPS João Lúcio, e Edson Lucas dos Santos, 17, que segue no HPS 28 de Agosto.

Presos pela Rocam
Paulo Ricardo de Souza, 30
Danilo Campos de Araújo, 25
Rickson da Silva Almeida, vulgo Kaká, 25
Roque de Castro Pinto Junior, 25
Alexandre Chaves Barreto, 27
Anderson Gustavo Ferreira, vulgo Godofredo, 28 (Foragido do CDPM2)
Bruno de Souza Carvalho, 31, vulgo Bruno Fiel (Foragido do CDPM2)