Roberta Miranda quebra silêncio sobre sexualidade e revela segredos guardados por décadas

Roberta Miranda conta que promessa feita à mãe a manteve 'no armário'.

Aos 68 anos, a icônica cantora sertaneja Roberta Miranda decidiu abrir seu coração como nunca antes. No lançamento de sua biografia, “Um lugar todinho meu – A história inspiradora de Roberta”, ela trouxe à tona detalhes até então desconhecidos de sua vida pessoal, incluindo revelações sobre sua sexualidade e relacionamentos. Pela primeira vez, a artista falou abertamente sobre seus romances com mulheres e os conflitos emocionais que enfrentou ao longo da vida.

Em entrevista ao canal do jornalista André Piunti no YouTube, Roberta explicou que manteve sua vida íntima em segredo por causa de uma promessa feita à mãe. “Minha mãe, até o leito dela, pediu que eu não falasse do meu lado sexual. Você acha que eu não sofri? Que eu não gostaria de mostrar a pessoa que eu amo? Eu já tive grandes problemas com isso: pessoas me largaram porque eu não assumia”, desabafou.

A cantora revelou ainda que foi orientada por sua analista a rever essa decisão, considerada ultrapassada. “Hoje, tido por mim, a certeza é que eu namoro menino e namorei menina”, afirmou, mostrando um amadurecimento em relação às suas escolhas pessoais.

Entre as memórias mais marcantes compartilhadas por Roberta está um romance na adolescência com uma amiga chamada Vanda. A jovem frequentemente dormia na casa da cantora, e foi ali que surgiram os primeiros sentimentos de paixão. “Dormíamos, ela virada pra lá, eu virada pra cá, e aquela coisa de adolescente, passando a mão, uma coisa tão inocente. E ali, eu acho que eu me apaixonou por ela, e acho que ela se apaixonou por mim”, contou.

No entanto, a situação ganhou tons dramáticos quando o pai de Roberta se apaixonou pela mesma mulher. “O meu pai começou a ficar muito agressivo comigo. Depois, eu vim descobrir que era porque ele se apaixonou pela Vanda. Foi quando eu saí de casa. Um dia, ele me contou a verdade: ‘Eu fui apaixonado pela Vanda’”, revelou.

Por 25 anos, Roberta e Vanda não se falaram. Mas, incentivada por sua terapeuta, a cantora decidiu procurá-la para esclarecer o passado. “Ela disse: ‘Nunca tive nada com seu pai. A minha paixão por você seguiu, ele sabia disso, e a gente nunca teve nada’”, relatou.

Além dos relatos sobre sua sexualidade, Roberta também falou sobre dois episódios de gravidez na juventude, ambos interrompidos naturalmente. Ela perdeu parte do ovário e do útero, o que marcou profundamente sua trajetória. “Tive meninos maravilhosos, homens que queria para mim, mas meu pai os recebia com hostilidade. As duas vezes que engravidei foi de um único ato sexual. Perdi naturalmente”, contou.

Sobre a segunda gravidez, ela narrou um episódio curioso envolvendo um amigo policial em São Paulo. “Eu falei: ‘Você vai ter que beber, e eu não bebo, e a gente vai ter que fazer alguma coisa aqui (risos)’. Ele tomou um litro de cachaça, me deu não sei quanto para a gente beber, e a gente fez amor. Dois meses depois, eu percebi que estava grávida”, relembrou.

Com coragem e vulnerabilidade, Roberta Miranda encerra um capítulo de segredos e silêncios, mostrando que sua história vai além da música. Sua biografia promete ser um testemunho inspirador de superação, autenticidade e aceitação.