Rio Negro começa a subir em Manaus após pior seca em 120 anos

A mudança no cenário pode ser atribuída às chuvas nas regiões do Alto Solimões e do Alto Rio Negro.

MANAUS, AMAZONAS — O nível do Rio Negro em Manaus registrou um aumento de 69 centímetros em apenas uma semana, atingindo 13,65 metros nesta sexta-feira (24), de acordo com informações do Porto da capital. A elevação das águas marca uma reversão no cenário após a cidade enfrentar a pior seca em mais de 120 anos, isolando comunidades rurais, fechando escolas e alterando a paisagem urbana.

Após mais de 130 dias de vazante, o rio começou a ensaiar uma subida em outubro, mas enfrentou um período de “repiquete”, caracterizado pelo efeito sanfona das águas. A mudança significativa ocorreu no sábado (18), quando o Porto voltou a registrar a ascensão do nível do rio.

Barcelos, também banhada pelo Rio Negro, acompanhou a tendência, registrando um acréscimo de 4 centímetros nos últimos cinco dias. A elevação das águas permitiu a retomada da rota de navios cargueiros, interrompida devido à severa seca, contribuindo para o abastecimento da Zona Franca de Manaus com matérias-primas essenciais para diversos setores industriais do Polo.

A mudança no cenário pode ser atribuída às chuvas nas regiões do Alto Solimões e do Alto Rio Negro. No entanto, há previsões de que os temporais sejam menos intensos neste ano, devido aos efeitos do El Niño, que aquece o Atlântico Tropical Norte e eleva as temperaturas na região amazônica. O fenômeno é esperado para perdurar até abril do próximo ano.