Rio Negro atinge cota de inundação severa, em Manaus

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), quando as águas atingem a cota de inundação severa, bairros da capital começam a ficar alagados. — IMAGEM: Reprodução

MANAUS, AM — O Rio Negro atingiu a cota de inundação severa durante o fim de semana. Nesta segunda-feira (9), o nível do Rio chegou a 29,10 metros, de acordo com os dados do Porto de Manaus. A cota ultrapassou a média prevista pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) de 29,40 m.

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), quando as águas atingem a cota de inundação severa, bairros da capital começam a ficar alagados.

No dia 5 deste mês, o Rio Negro já havia atingido a cota de inundação de 27,50. A inundação severa foi registrada no dia 7 de maio, com 29,03.

  • Cota atual: 29,10 m.
  • Cota de inundação: 27,5 m.
  • Cota de inundação severa: 29 m.
  • Cota prevista para 2022: 29,40 m.

Ainda segundo os pesquisadores do CPRM, a cota máxima deve ser atingida no mês de junho e pode variar entre 28,7 e 30,10 metros. A probabilidade da previsão é de 80% de confiança.

De acordo com a Defesa Civil, no Amazonas, 12 munícipios estão em situação de emergência e 37 em alerta.

Um plano de contingência da operação cheia em 2022 também foi montado pela Prefeitura de Manaus para auxiliar famílias da capital e zona rural. Segundo a Prefeitura, algumas escolas e postos de saúde da área rural já foram prejudicados diretamente pela subida das águas, alterando a rotina dos moradores desses locais, assim como o abastecimento de água.