Como parte das ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no próximo 15/6, a Prefeitura de Manaus irá realizar diversas atividades de sensibilização ao tema. Serão palestras, apresentações artísticas, atendimentos em saúde, entre outros serviços realizados pela Semana de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa, que este ano tem como tema “Respeito ao Idoso, responsabilidade de todos!”.
Além da conscientização sobre a existência da violência, a Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), em parceria com outras secretarias municipais, também levará até à comunidade os direitos e cuidados básicos com a pessoa idosa. A programação se inicia a partir da próxima segunda-feira, 11, seguindo até o dia 14, no Parque Municipal do Idoso, localizado na rua Rio Mar, 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.
“Muitos idosos correm o risco de sofrer abusos por seus próprios familiares. É difícil aceitar, pois é natural vermos a família como um porto seguro. Infelizmente, não podemos mudar a realidade de muitos, mas faremos o que for possível para conscientizar a sociedade sobre esse tema, para que os idosos possam certificar-se dos seus direitos”, disse a diretora presidente da FDT, Martha Moutinho.
Segundo a delegada da Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), Ivone Azevedo, os maiores casos registrados são: perturbação da tranquilidade, contra a honra, maus tratos, negligência, abandono, retenção de cartão e apropriação ou desvio dos bens do idoso. “Só em 2018, recebemos 733 denúncias referentes aos diversos tipos de violência contra a pessoa idosa”, alertou.
Qualquer tipo de violência deve ser denunciada, seja ela física, psicológica, sexual, abandono, negligência, financeira ou econômica, autonegligência, medicamentosa, emocional e social. “Denúncias podem ser feitas por qualquer pessoa, usando os meios disponíveis. Se é familiar, deve procurar a delegacia mais próxima ou a Delegacia do Idoso para registrar o B.O. (Boletim de Ocorrência). Se é vizinho ou uma pessoa que tem o conhecimento de uma violência contra a pessoa idosa, pode utilizar os portais de denúncia”, explica Ivone.
Canais
O Disque 100 funciona 24 horas por dia, recebendo denúncias. Trata-se de um serviço gratuito e a identidade de quem denuncia é preservada. Os casos são analisados e encaminhados aos órgãos de proteção e defesa da região da ocorrência.
Denúncias também podem ser feitas pelos Conselhos estaduais e municipais, Fórum Permanente do Idoso, Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI) e pelos Portais de Atendimento Disque Idoso (Padi – 165) ou, ainda, pelo telefone da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (92) 3214-5800.
Programação da Semana de Combate à Violência contra o Idoso
TERÇA-FEIRA (12 DE JUNHO)
Atendimento da Carreta da Mulher
Horário: 8h às 15h
Local: Estacionamento do Parque Municipal do Idoso
Palestra: Violência contra Pessoa Idosa
Palestrante: Yoshiko Sassaki
Horário:09 às 10h
Local: Hall da Lanchonete do Parque Municipal do Idoso
Centro Integrado de Proteção à Pessoa Idosa
Horário:08 às 11h
Local: Parque Municipal do Idoso
Palestra: Crimes contra a Pessoa Idosa
Palestrante: Delegada Ivone Azevedo
Horário: 10 às 11h
Local: Hall da Lanchonete – Parque Municipal do Idoso
QUARTA-FEIRA (13 DE JUNHO)
Atendimento da Carreta da Mulher
Horário: 8h às 15h
Local: Estacionamento do Parque Municipal do Idoso
Palestra: Rede de Atenção à Pessoa Idosa
Palestrante: Ledina Lima – Psicóloga e gerente do PADI
Horário: 09 às 10h
Local: Hall da Lanchonete do Parque Municipal do Idoso
Programação Especial com os idosos residentes da Fundação Doutor Thomas
Horário: 14 às 16:30h
Local: Parque Municipal do Idoso
- Embelezamento
- Takinaga (Auriculoterapia)
- Bingo
- Música e lanche
QUINTA-FEIRA (14 DE JUNHO)
Atendimento da Carreta da Mulher
Horário: 8h às 15h
Local: Estacionamento do Parque Municipal do Idoso
Missa
Horário: 8h
Celebrada pelo Padre Hércules Lima e presença do cantor católico Célio Costa
Local: Ginásio do Parque Municipal do Idoso.
Abraço Simbólico pedindo PAZ
Grupo Seresta, Prosa e Poesia- Especial
Horário: 9:30h
Local: Hall da Lanchonete do Parque do Idoso
Manaustrans – Credencial de estacionamento
Horário: 8h às 12h
Local: Parque Municipal do Idoso
* Os serviços do Manaustrans ficarão disponíveis até o dia 15 de junho e os da Carreta da Mulher até o dia 20 de junho