Resgate aéreo salva vida de paciente com obesidade mórbida em Urucurituba

Paciente de 39 anos tem obesidade mórbida e foi levada ao Hospital 28 de Agosto.

URUCURITUBA — A estiagem severa que assola o Amazonas tem dificultado o acesso a diversas comunidades do estado. Na manhã desta sexta-feira (25/10), o governo estadual, em parceria com as Forças Armadas e órgãos de saúde, realizou um resgate aeromédico para salvar a vida de Geinara Barros, de 39 anos, que sofre de obesidade mórbida e outras comorbidades.

A paciente, residente na zona rural de São Benedito de Urucarazinho, município de Urucurituba, a 208 quilômetros de Manaus, foi transportada em um helicóptero Black Hawk até o Hospital 28 de Agosto, na capital amazonense. Devido à dificuldade de acesso à região por via terrestre ou fluvial, o resgate aéreo foi a única alternativa para garantir o atendimento médico necessário à paciente.

A operação contou com a participação da Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Secretaria de Saúde, Manaus Aerotáxi e 4º Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro. A ação faz parte da Operação Estiagem 2024, que visa coordenar as atividades dos órgãos estaduais para enfrentar os desafios da seca prolongada.

A secretária executiva adjunta de assistência da SES-AM, Monica Melo, destacou a importância do resgate aéreo para garantir o atendimento médico adequado à paciente, que já estava com leito reservado e equipe médica preparada para recebê-la no hospital.