Início Educação Reposição de aulas para alunos do ensino regular começa neste sábado no...

Reposição de aulas para alunos do ensino regular começa neste sábado no AM

Alunos do ensino regular terão 11 sábados para repor aulas perdidas durante a greve dos professores. O cronograma segue até outubro

O Calendário Especial foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE-AM), por meio da Resolução 079/2023, e divulgado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar para as Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) na terça-feira (11).

Com 13 datas marcadas, alunos do ensino regular encerram o calendário de reposição de aulas em outubro. Já para a EJA as atividades seguem até o dia 28 do mesmo mês.

As datas referem-se aos dias de paralisação dos profissionais da educação. A greve ocorreu entre maio e junho deste ano.

Para o Ensino Regular, serão utilizados 11 sábados de reposição:

  • 15 e 22 de julho;
  • 5, 12, 19 e 26 de agosto;
  • 2,16 e 23 de setembro;
  • 7 e 21 de outubro.
  • Para o EJA, serão dias corridos de 14 a 28 de julho.

A secretária executiva adjunta Pedagógica, da Secretaria de Estado de Educação, Arlete Mendonça, explicou como será a reposição de aulas.

“Os alunos têm garantidos, por lei, 200 dias letivos durante o ano escolar. Por isso, o calendário de reposição é uma obrigação da Secretaria e dos nossos profissionais, seja qual for o motivo da paralisação. É direito do estudante e dever nosso. Na montagem das datas, tivemos o cuidado com os feriados, pontos facultativos e recesso escolar”, ressaltou.

EJA

Após o término do período de reposição, que acontecerá no dia 28 de julho, está previsto o encerramento do 1º semestre letivo da EJA no dia 3 de agosto.

Com isso, os assuntos referentes ao 2º semestre letivo da EJA serão tratados na Jornada Pedagógica 2023/2, que acontecerá entre os dias 4 e 5 de agosto.

De modo geral, as escolas que não aderiram à paralisação devem cumprir o Calendário Escolar Oficial de 2023. No caso da EJA, as unidades de ensino que não aderiram à paralisação devem aguardar o cumprimento do Calendário Especial de Reposição para dar início ao 2º semestre, juntamente com as demais turmas, obedecendo ao período de Rematrícula e Matrícula.