
MANAUS, AM — Na manhã desta quarta-feira (5), uma operação de reintegração de posse removeu cerca de 600 famílias indígenas de uma área verde invadida no bairro Tarumã, em Manaus. A ação, que teve início às 6h, foi realizada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), com apoio da Polícia Federal (PF) e órgãos municipais, em cumprimento a uma ordem judicial.
A área, localizada na Avenida do Turismo, ao lado de uma construtora, havia sido ocupada por um grupo de pessoas que se identificaram como indígenas. No local, uma extensa área de vegetação foi devastada e cerca de 100 barracos foram construídos, configurando uma divisão de terrenos irregulares. A operação foi custeada pela empresa proprietária do imóvel, que ingressou com o pedido de reintegração de posse na Justiça Federal.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), antes do início da demolição das construções, os ocupantes foram orientados a retirar seus pertences. O cacique da comunidade indígena, Kampuari Xariminaki, da etnia Apurinã, afirmou que a operação ocorreu sem o conhecimento da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e demais órgãos de proteção aos povos originários.


