
MANAUS, AM — A Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Manaus registrou 3.313 trotes no primeiro semestre de 2025, uma redução de 50,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. Embora a redução seja um avanço, a diretora clínica Alessandra Said alerta que o número ainda é alto e pode aumentar durante as férias escolares.Os trotes, muitas vezes feitos por crianças e adolescentes, podem causar problemas graves no atendimento de urgências e emergências, ocupando linhas telefônicas e atrasando chamadas reais. Para prevenir isso, o Samu Manaus tem atuado em escolas, sensibilizando jovens sobre a importância do serviço e os riscos dos trotes.
Alessandra Said destaca a importância de pais e responsáveis orientarem crianças e adolescentes durante todo o ano, especialmente durante as férias escolares. Ela reforça que o objetivo é zerar os trotes para oferecer um serviço melhor à população.
O Samu 192 oferece atendimento 24 horas por dia, todos os dias, para casos de urgência e emergência, com uma equipe de profissionais médicos, enfermeiros e administrativos.


