Recorde: após 371 dias na ISS, astronautas voltam à Terra

Astronauta da NASA (esq.) e cosmonautas da Roscosmos pousaram com sucesso no Cazaquistão.

Um astronauta estadunidense da NASA e dois cosmonautas russos da Roscosmos voltaram à Terra nesta quarta-feira (27), em um pouso assistido por paraquedas realizado no Cazaquistão, depois de baterem o recorde de mais tempo em uma missão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Francisco Rubio, da NASA, e Sergei Prokopiev e Dmitri Petelin, da Roscosmos, ficaram 371 dias na órbita baixa da Terra. Além de ser o maior tempo que astronautas já ficaram em missão na ISS, esse também é o maior tempo que um astronauta da NASA já ficou no espaço.

Com o feito, Rubio bateu o recorde anterior do astronauta Mark Vande Hei, que ficou 355 dias na ISS entre 2021 e 2022. Já a pessoa a passar mais tempo no espaço foi o cosmonauta russo Valeri Poliakov, que ficou 437 dias em uma única viagem.

Veja o momento em que Rubio, Prokopiev e Petelin pousaram nesta quarta-feira:

Os astronautas chegaram à ISS em 21 de setembro do ano passado. Segundo a NASA, durante os 371 dias, eles vivenciaram aproximadamente 5.936 órbitas da Terra, aproximadamente 157.412.306 milhas terrestres percorridas (equivalente a aproximadamente 328 viagens de ida e volta à Lua) e quinze naves espaciais visitando a ISS.