Receita Federal vai liberar consulta a lote residual do IR na segunda (23)

As restituições são depositadas diretamente na conta bancária do contribuinte.

A Receita Federal anunciará a partir das 10 horas da próxima segunda-feira, 23, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda, destinado a contribuintes que estavam retidos na malha fina. O pagamento será efetuado no dia 30 de dezembro para 144.225 contribuintes, totalizando R$ 448.962.939,71.

Para verificar se a restituição foi liberada, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), selecionar “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. Aqueles que não estiverem neste lote continuarão na malha fina, e é crucial que continuem a monitorar sua situação fiscal.

Do montante total, R$ 290.874.647,19 serão destinados a grupos prioritários:

  • 5.617 idosos acima de 80 anos
  • 27.264 contribuintes entre 60 e 79 anos
  • 2.697 pessoas com deficiências ou moléstias graves
  • 5.997 professores
  • 64.089 que optaram pela declaração pré-preenchida ou por recebimento via Pix

Além disso, 31.126 restituições serão para contribuintes não prioritários, e 7.435 para aqueles beneficiados pelo estado de calamidade no Rio Grande do Sul.

Consulta e Pendências

Para uma análise mais detalhada ou para verificar pendências, o contribuinte pode acessar o e-CAC, onde é possível visualizar o extrato de processamento e, se necessário, retificar a declaração. A Receita também oferece um aplicativo para dispositivos móveis que facilita a consulta direta a informações sobre restituições e a situação do CPF.

Pagamento

As restituições são depositadas diretamente na conta bancária do contribuinte. Caso ocorra algum problema no primeiro crédito, o Banco do Brasil disponibiliza um serviço de reagendamento por até um ano. O contribuinte pode corrigir os dados bancários através do Portal BB ou pelo telefone da Central de Relacionamento do BB, informando o valor da restituição e o número do recibo da declaração.

Se o valor não for resgatado dentro de um ano, o contribuinte deve solicitar a restituição não resgatada via Portal e-CAC, no menu “Declarações e Demonstrativos”.