sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Cidades Receita Federal apreende 2,5 mil toneladas de minério ilegal no Porto de...

Receita Federal apreende 2,5 mil toneladas de minério ilegal no Porto de Manaus

Na última quinta-feira (20/4), a Receita Federal apreendeu 64 contêineres com mais de 2,5 mil toneladas de minério no Porto de Manaus que estavam sendo enviados para a China. A fiscalização suspeita que o minério tenha sido extraído ilegalmente da Amazônia.

Em menos de um mês, já foram retidos 100 contêineres com mais de 4 mil toneladas de minério na capital amazonense. A Receita Federal está reforçando a proteção das fronteiras contra o comércio ilegal de produtos que geram impacto ao meio ambiente, principalmente na região amazônica.

As infrações administrativas podem implicar na perda da carga, na inabilitação para operar no comércio exterior e levar à responsabilização dos envolvidos em diversos crimes. As penas podem chegar até 15 anos de reclusão.