O Governo do Amazonas, por meio da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), realizou a primeira oficina com os selecionados para o Residencial Ozias Monteiro II, com 192 unidades habitacionais, localizado no bairro Cidade Nova, na zona Norte de Manaus. A ação aconteceu neste sábado (17/02), no Centro de Convenções Vasco Vasques, na Avenida Constantino Nery, no bairro Flores.
O diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, anunciou que os selecionados estão no processo para receber um apartamento.
“Estamos realizando a segunda etapa para entregar do Residencial Ozias Monteiro 2. A primeira etapa, foi o pré-cadastro com os profissionais da saúde que trabalharam na pandemia de Covid-19. Eles passaram por entrevista socioeconômica na sede da Suhab e foram selecionados conforme os critérios”, disse.
Esse é o segundo passo para a entrega dos 192 apartamentos da obra retomada pelo Governo do Amazonas com recurso do Estado, após quase 10 anos de paralisação. Nos últimos meses, a equipe técnica da Suhab esteve realizando entrevista socioeconômica e social, seguindo os critérios da Portaria nº 30/2023-GAB/SUHAB e da Portaria nº 04/2024- GAB/SUHAB, ambas publicadas no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE-AM).
Segundo a profissional da saúde Janaína de Oliveira Lira, ter sua casa própria superou nossas expectativas. “Hoje, estamos com a nossa casa própria e isso é muito importante para a gente sair do aluguel. Meu filho é autista e ele está muito feliz com a nova moradia”, disse.
Nessa oficina, os selecionados conheceram sobre o direito à habitação, os critérios de seleção, a engenharia da obra, orientações sobre a vida em comunidade, conheceram os seus vizinhos e visualizaram a localização do residencial que está próximo dos dispositivos públicos estaduais, como escolas, hospitais, centro de convivência, entre outros.
Para uma das selecionadas Ariana Sarmento, esse é um momento de gratidão e reconhecimento aos profissionais da saúde.
“Estou muito feliz com essa notícia porque há cinco anos eu moro de aluguel com a minha família. Desde a pandemia, que estou ansiosa por esse momento, e agora vou para o meu apartamento, para a minha casa. Agradeço ao governador Wilson Lima por essa notícia e esse momento, estou muito feliz”
O próximo passo, é a realização da 2ª oficina no Residencial Ozias Monteiro 2, para a escolha da unidade habitacional e cadastro junto às concessionárias para o fornecimento de água e luz.
“Essa é mais uma grande obra do Amazonas Meu Lar, lançado pelo governador Wilson Lima. O próximo encontro com os selecionados será para eles escolherem a sua unidade habitacional lá no Residencial Ozias Monteiro 2”, finalizou Jivago Castro.
Critérios de Seleção
A Portaria nº 30/2023-GAB/SUHAB, dispõe sobre o perfil das linhas de atendimento. As 192 unidades habitacionais do empreendimento Residencial Ozias Monteiro II, foram distribuídas nos percentuais estabelecidos em Leis específicas para atendimento de grupos prioritários, sendo 60% aos servidores da área de saúde que trabalharam diretamente no combate ao Coronavírus; 20% aos candidatos PCD’s nos termos do que dispõe a Lei n. 5.916 de 01 junho de 2022; 3% aos candidatos idosos nos termos do que dispõe a Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003; 17% às famílias que preencherem os requisitos indicados no Decreto n. 47.990 de 28 de agosto de 2023 e Portaria Conjunta SEDURB/SUHAB n. 01 de 31 de agosto de 2023.
A Portaria nº 04/2024- GAB/SUHAB, dispõe sobre os procedimentos para a seleção e priorização de beneficiários e perfis de atendimento próprios que integram o maior programa de habitação, Amazonas Meu Lar. Dentre os critérios específicos estabelecidos por portarias emitidas pela Suhab, estão os requisitos de que o servidor que tenha prestado serviços no período da pandemia; seja residente e lotado na cidade Manaus; margem financeira compatível para modalidade tipo financiamento por meio de consignação; servidor titular com renda mensal bruta até R$ 4.400,00 (quatro mil e quatrocentos), consideradas Faixa 1 e Faixa 2; servidor titular com idade até 60 (sessenta) anos e 5 (cinco) meses; pessoas que fizeram seu pré-cadastro no aplicativo SASI – Amazonas Meu Lar e cadastro junto a Suhab.
A publicação traz ainda que os servidores públicos da área da saúde pré-selecionados serão convocados por intermédio da lista oficial da Secretaria do Estado de Saúde (SES) e pelo aplicativo SASI do programa Amazonas Meu Lar, responsáveis pelo envio dos dados cadastrais dos candidatos.
Ozias Monteiro II
O novo residencial integra o programa Amazonas Meu Lar, lançado pelo governador Wilson Lima, com a meta de alcançar mais de 22,1 mil soluções de moradias definitivas, das quais 20 mil novas unidades habitacionais.
As 192 unidades habitacionais, estavam com os serviços paralisados desde 2014, sendo retomado pelo Governador Wilson Lima com recurso próprio do Estado, em junho de 2022.
Os apartamentos estão divididos em seis blocos, sendo dois dormitórios, sala de estar/jantar, cozinha e banheiro, possuindo cerca de 37,76 m². Além de vias, a infraestrutura do residencial possui duas áreas verdes e cinco áreas institucionais.