Reajuste garante piso de R$ 2.824 para agentes de saúde no Amazonas

São 5,7 mil agentes comunitários de saúde no estado; reajuste foi anunciado pelo Ministério da Saúde.

Manaus, AM — Uma ótima notícia para os agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE) do Amazonas: o Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (5), um reajuste anual no piso salarial da categoria. A partir de agora, o valor mínimo passa a ser de R$ 2.824,00, equivalente a dois salários mínimos, com base no aumento de 7,7% aplicado ao salário mínimo em 2023.

O reajuste, publicado no Diário Oficial da União, é fundamental para valorizar o trabalho desses profissionais que atuam na linha de frente da atenção básica à saúde, especialmente em áreas remotas do país. Os ACS e ACE são responsáveis por ações de prevenção e controle de doenças, promoção da saúde e acompanhamento de famílias, contribuindo diretamente para a qualidade de vida da população.

Recursos e impacto no Amazonas

Os recursos para o pagamento do piso salarial são repassados pela União aos estados e municípios, que são responsáveis pela gestão e pagamento dos agentes. No Amazonas, o impacto do reajuste será significativo, beneficiando diretamente 5.723 ACS e 2.671 ACE.

Formação profissional e valorização

Em 2023, o Ministério da Saúde investiu na qualificação da categoria, formando mais de 138 mil ACS e 38 mil ACE em todo o país, incluindo 18,3 mil agentes na região Norte. A iniciativa, intitulada “Mais Saúde com Agente”, demonstra o compromisso do governo com a valorização profissional e a qualidade dos serviços de saúde.

Oportunidades e desafios

O reajuste do piso salarial representa um passo importante na valorização dos ACS e ACE, mas ainda há muito a ser feito. A luta por melhores condições de trabalho, incluindo jornada digna, equipamentos de proteção individual e acesso à formação continuada, deve continuar.