Rashida Tlaib é eleita e EUA terá 1ª mulher muçulmana no Congresso

Rashida Tlaib venceu as eleições especiais nesta quarta-feira © Reprodução/Facebook

advogada Rashida Tlaib será a primeira mulher muçulmana a ocupar uma cadeira do Congresso dos Estados Unidos. A ex-parlamentar de Michigan venceu as eleições especiais do partido democrata nesta quarta-feira (8) e vai ocupar o lugar do congressista John Conyer, do mesmo partido.

“Eu quero que pessoas pelo país saibam que não é preciso mudar quem você é para concorrer a uma vaga”, disse Tlaib após o anúncio da vitória. A nova congressista derrotou a prefeita de Detroit, Brenda Jones, com 33% dos votos, contra 29% da adversária. As eleições especiais do Partido Democrata foram realizadas para definir o substituto do congressista John Conyer, que estava no cargo desde 1965 e se afastou m dezembro alegando motivos de saúde. Pesam sobre ele, no entanto, acusações de assédio sexual.

Tlaib, que nasceu em Detroit e é filha de imigrantes palestinos, estava com receio de comemorar a vitória até que cada voto fosse contado e só festejou depois que agências internacionais noticiaram a vitória, por volta das 3h desta quarta-feira (8).

Como não houve candidato republicano ou nenhum expoente de outro partido nas eleições primárias para o distrito, ela vai concorrer sem adversário às eleições legislativas de novembro para ter seu próprio mandato.

Fonte: ANSA