Raridade que salva vidas: um doador especial no Amazonas

De acordo com o Hemoam, um doador de sangue consegue salvar quatro vidas.

Manaus, Amazonas — Alcinei Guimarães, um industriário de 47 anos, é um verdadeiro herói anônimo no Amazonas. Há 13 anos, ele integra a lista exclusiva de doadores fenotipados da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). Com pelo menos três doações e análise minuciosa de seu sangue, Alcinei descobriu ser portador de um sangue raro capaz de ajudar pacientes com doenças crônicas no sangue e câncer. Desde então, ele se dedica a levar esperança e vida a quem mais precisa.

Nina Rosa, gerente de Imunohematologia do Hemoam, enfatiza a importância dos doadores fenotipados para pacientes politransfundidos. Além dos subgrupos ABO e fator Rh, a fenotipagem identifica características essenciais para transfusões seguras em pacientes com doenças sanguíneas. Ao ampliar a testagem em doadores com histórico de contribuições, o banco visa evitar reações adversas, proporcionando tratamento seguro e eficaz.

O programa de Fenotipagem do Hemoam requer um mínimo de três doações recentes, sendo uma delas nos últimos 12 meses, para inclusão no banco de doação fenotipada. Doadores que atendem a esses critérios são contatados quando há necessidade de seu tipo específico de sangue. Alcinei, exemplo de dedicação e solidariedade, ressalta a importância do ato e afirma que continuará doando enquanto puder, sendo a fonte de esperança para muitos pacientes em busca de uma chance de vida.