‘Quando o Supremo vai para vitrine, o estilingue funciona’, diz Marco Aurélio

Ministro diz esperar que Flávio Dino não leve política para o tribunal.

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello defendeu que o tribunal aja com discrição e longe dos holofotes. Ao responder pergunta sobre a exposição midiática dos atuais componentes da corte, Marco Aurélio fez um alerta, “quando o Supremo vai para a vitrine, o estilingue funciona”.

Sobre a ida do senador Flávio Dino para o STF, o ministro aposentado diz esperar que Dino não leve mais política para o Supremo.

Mello também comentou a possibilidade de se estabelecer mandatos para ministros do STF. Para o ministro aposentado, a ideia não é boa.

“Isso (cadeira vitalícia dos ministros) visa dar uma segurança maior e afastar a política do tribunal (…) se passarmos a ter um mandato com a possibilidade de recondução, o que haverá… o integrante do Supremo passará a fazer política, o que não é bom”, avaliou.

Marco Aurélio ainda destacou que eventuais excessos ou erros de ministros podem ser amenizados pelos sistema de freios e contrapesos e que cabe ao Senado deflagrar processo de impedimento de ministros.