Propulsor da Starship explode após decolagem

Missão foi um experimento para futuras missões para a Lua e Marte.

A SpaceX, do bilionário Elon Musk, lançou neste sábado (18) a Starship, apontada como a nave mais poderosa do mundo. Após a decolagem, o propulsor do veículo espacial explodiu, e a empresa perdeu contato com a cápsula. Não havia tripulação.

A explosão do propulsor Super Heavy (parte inferior da nave) aconteceu cerca de três minutos após o lançamento, após ele se separar da cápsula Starship (parte superior). A SpaceX admitiu que isso não era programado, mas disse que sabia da possibilidade de um incidente.

“O propulsor sofreu uma rápida desmontagem não programada logo após a separação do estágio, enquanto os motores da nave funcionaram por vários minutos em seu caminho para o espaço”, afirmou a empresa.

“Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária”.

Não houve feridos ou danos à propriedade pública por conta do acidente, informou a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

Logo após a explosão, a gerente de engenharia de qualidade da SpaceX Katy Tice citou o hot-staging, técnica que a empresa usou pela primeira vez.

O método prevê o ligamento dos motores da cápsula enquanto ela ainda está acoplada ao propulsor. O acionamento dos motores foi realizado com sucesso, mas pode ter relação com a explosão, segundo sugeriu a empresa.

Em abril, outra nave Starship apresentou uma falha antes da separação dos dois estágios, o que forçou a empresa a acionar um sistema para explodir o foguete.

Perda de contato com nave

Cerca de 10 minutos após o lançamento, a empresa informou que perdeu contato com a cápsula. “Perdemos os dados do segundo estágio. Achamos que podemos ter perdido o segundo estágio, disse o engenheiro de integração da SpaceX, John Insprucker.

A transmissão foi encerrada em seguida e, desde então, a SpaceX não deu mais detalhes sobre o voo. A expectativa da empresa era de que a Starship fizesse um trajeto de cerca de 1h30 de duração, com pouso no Oceano Pacífico.

O objetivo da empresa de Musk é que o teste contribua para futuras missões para a Lua e Marte. “Esta é mais uma oportunidade de colocar a Starship em um ambiente real de voo, maximizando o quanto aprendemos”, disse a companhia, antes da missão.

Mesmo com os imprevistos, a missão foi comemorada por Elon Musk. “Parabéns, equipe SpaceX!”, disse o bilionário em seu perfil no X (antigo Twitter).

O administrador da Nasa, Bill Nelson, também parabenizou a empresa e afirmou que ela vai ajudar a agência espacial americana a levar a humanidade para a Lua, Marte e além.

“A aviação espacial é uma aventura ousada que exige espírito empreendedor e inovação ousada. O teste de hoje é uma oportunidade para aprender e depois voar novamente”, afirmou.