quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026.
Início Meio Ambiente Projeto transforma óleo de cozinha usado em sabão ecológico para tratamento de...

Projeto transforma óleo de cozinha usado em sabão ecológico para tratamento de esgoto

Produto é desenvolvido em ecofábrica na comunidade da Mangueira (RJ)

RIO — Uma iniciativa na comunidade da Mangueira, na zona norte do Rio de Janeiro, desenvolveu uma tecnologia para converter óleo de cozinha usado em produtos de limpeza ecológicos, que também auxiliam no tratamento de esgoto local. O sabão, batizado de “Omì”, é enriquecido com microrganismos não patogênicos e utilizado para produzir detergentes e lava-roupas. O objetivo é reduzir a contaminação da água e dos lençóis freáticos na região.

De acordo com os responsáveis, o projeto Omìayê, do Instituto Singular Ideias Inovadoras em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), já coletou mais de três mil litros de óleo em comunidades e instituições de ensino. A organização calcula que, se descartado incorretamente, esse volume seria suficiente para poluir 81 milhões de litros de água, volume equivalente a 32 piscinas olímpicas. Foram produzidas mais de três toneladas de sabão e centenas de litros de detergentes.

O coordenador executivo do Omìayê, Bruno Pierri, afirmou que o uso contínuo dos bioinsumos contribui para a qualidade de vida dos moradores. “Ajuda a reduzir de forma significativa o mau cheiro, os entupimentos frequentes e a carga de sujeira, deixando esses ambientes mais limpos e seguros, especialmente para crianças e idosos”, disse.

O diretor do Instituto Singular, Gabriel Pizoeiro, acrescentou que a proposta é replicar o modelo para outras áreas. “Desenvolvemos o projeto para que possa ser levado a outras comunidades do Rio de Janeiro, para o Brasil ou até para outros países”, explicou. A produção é realizada exclusivamente por mulheres da própria comunidade.