Projeto federal vai capacitar cidadãos para identificar mulheres vítimas de violência

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) lança o projeto Salve Uma Mulher.

Muitas vezes as vítimas de violência doméstica não contam para ninguém as situações que passam, mas é possível identificar essas mulheres. Para que várias pessoas consigam reconhecer uma vítima de violência e ajudá-la, o Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos lançou nesta quinta-feira o projeto Salve Uma Mulher.

A embaixadora da iniciativa é a atriz, modelo e empresária Luíza Brunet, que já foi vítima desse tipo de violência.

No Salve Uma Mulher, agentes públicos e privados serão treinados para identificar essas vítimas e ajudá-las, por meio de oficinas e cursos à distância.

Em um primeiro momento, serão capacitados 340 mil agentes de saúde, 106 mil funcionários dos Correios, 30 mil conselheiros tutelares e mais de 1.7OO profissionais da Defensoria Pública da União. Ainda 1.500 salões de beleza em todo o Brasil vão participar da iniciativa. A ministra da Mulher, Damares Alves, detalha como será o treinamento.

“Ensinar as pessoas como funciona a rede de proteção, para que as pessoas divulguem e orientem mulheres vítimas de violência. Não é só identificar se ela está sendo vítima de violência, mas orientá-la qual o caminho certo para buscar ajuda”.

A Secretaria Nacional de Mulheres, Cristiane Britto, acrescenta que o programa vai combater todos os tipos de violência contra a mulher.

“O Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo. Um programa como esse vem integrar a sociedade civil nesse grande desafio que é combater o feminicídio no nosso país e também todos os tipos de violência: patrimonial, psicológica, enfim, todos os tipos”.

Após a etapa de capacitação de agentes públicos e privados, voluntários serão treinados. Na fase final do Salve Uma Mulher também está prevista a criação de grupos de apoio.

Por AGÊNCIA BRASIL

 

Comentarios