
MANAQUIRI, AM — A implantação de uma base do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) no município de Manaquiri, a 60 quilômetros de Manaus, foi discutida em reunião realizada nesta segunda-feira (17/02), na sede da corporação, localizada na zona sul da capital. O projeto faz parte do plano de ampliação da presença do CBMAM no interior do estado, uma prioridade do comando da corporação e uma determinação do governador Wilson Lima. A iniciativa integra o programa de Grupamentos de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP), que prevê a instalação de bases em 21 municípios com investimento de R$ 21 milhões, viabilizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O comandante-geral do CBMAM, Cel. Orleilso Muniz, destacou a relevância estratégica de Manaquiri no contexto de segurança pública estadual. “Manaquiri compõe a região metropolitana e ter uma estrutura robusta de combate a incêndios próxima de Manaus, Autazes e do Castanho, ao longo da BR-319, é essencial para somar aos esforços de expansão do Corpo de Bombeiros”, afirmou. O projeto inclui a entrega de viaturas, equipamentos, capacitação de brigadistas e efetivo para comandar os grupamentos, fortalecendo a proteção civil na região.
O prefeito de Manaquiri, Nelson Nilo, celebrou a iniciativa e reforçou a necessidade da estrutura para o município. “Isso é de grande importância porque Manaquiri realmente precisa dessa estrutura. Estamos de braços abertos para receber esse apoio”, disse, acompanhado da secretária Municipal de Assistência Social e Defesa Civil, Eldilene Alves, e do secretário de Relações Institucionais, Alex Silva. A parceria entre os governos federal, estadual e municipal visa garantir maior segurança e respostas rápidas em situações de emergência na região.


