Projeto de educação no trânsito fortalecerá ações do Maio Amarelo

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) lançaram a edição 2018 do projeto Transversalizando o Trânsito, durante a certificação das unidades de ensino que participaram do projeto em 2017. A primeira-dama do município, Elisabeth Valeiko Ribeiro, a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, e o diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto, participaram da entrega simbólica dos certificados de reconhecimento aos representantes das escolas.

O projeto Tranversalizando o Trânsito foi o vencedor, em 2017, do 1º lugar no XV prêmio Denatran de Educação no Trânsito, sendo trabalhado em 161 escolas e envolvendo, aproximadamente, 50 mil alunos. Neste ano, o projeto será desenvolvido em 324 unidades, entre creches, Centro Municipais de Educação Infantil (Cmei) e Escolas de Ensino Fundamental (Emefs).

“Essa premiação mostra que o trabalho que vem sendo feito pelo Manaustrans e Semed, voltado para Educação no Trânsito, está dando resultado. Se nós queremos realmente um Brasil melhor é essa sementinha que a gente tem que plantar hoje e está sendo plantada por meio desse grande projeto. Acredito que a Prefeitura, a partir deste projeto, está plantando no coração das crianças de Manaus conhecimentos básicos sobre o trânsito de forma lúdica e hoje são multiplicadores da educação no trânsito”, destacou a primeira-dama.

A secretária Kátia Schweickardt ressaltou a importância do projeto para o trabalho pedagógico que é desenvolvido de forma transversal pela rede municipal de ensino.

“O que está por trás deste momento é o compromisso do município, do prefeito Arthur Neto em mudar a realidade do trânsito em Manaus que, de fato, tem que começar com a educação das crianças, porque as crianças são principais influenciadores dos seus pais. Elas insistem para que as pessoas usem cintos, para que atravessem na faixa e para ter bons hábitos no trânsito”, observou Schweickardt.

Consciência

Umas das unidades certificadas foi o Cmei Padre Cláudio Dalbon. Conforme a professora da unidade Ana Cláudia Guedes, projeto já surtiu efeito e os alunos da unidade estão muito mais conscientes sobre o assunto. “O projeto é interessante porque eles têm acesso a informações sobre o tema por meio de brincadeiras, se colocando na posição de pedestre e motorista”, observou.

O diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto, destacou a importância da parceria entre as duas secretarias. “O Transversalizando é um trabalho de sucesso que vamos ampliar para outras escolas. As crianças multiplicam as informações sobre trânsito e influenciam os adultos a mudarem de comportamento. Este momento de lançar o Transversalizando é especial, pois dá início ‘as nossas atividades para evidenciar o Movimento Maio Amarelo que busca a redução de acidentes de trânsito”, destacou.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento global criado com a proposta de chamar a atenção da sociedade para os índices de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. A Prefeitura de Manaus vai às ruas com as equipes do Manaustrans para reforçar informações sobre trânsito mais seguro entre motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres.

Em Manaus, as atividades para evidenciar a proposta do Maio Amarelo serão desenvolvidas por agentes e educadores do Manaustrans em atividades que se estenderão do dia 4 a 30 de maio.