Programa de idiomas da Semed inicia novas turmas e celebra 15 anos de transformação

O PAH oferece, gratuitamente, cursos de idiomas de língua inglesa, espanhola e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

MANAUS, AM — A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na tarde de segunda-feira (17), a aula inaugural do Programa Ampliando Horizontes (PAH) 2025. A solenidade, que marcou o início das atividades e celebrou os 15 anos do programa, ocorreu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado na avenida Maceió, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. O PAH oferece cursos gratuitos de inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras), sendo destinado aos servidores municipais, seus cônjuges e dependentes.

O evento reuniu professores atuais e antigos, coordenadores do PAH, chefes de setores da Semed e alunos inscritos nas turmas do primeiro semestre de 2025. Austônio Queiroz, gerente de Tecnologias Educacionais da Semed, destacou que o PAH transcende as atividades tradicionais da DDPM ao proporcionar formação continuada não apenas para os servidores, mas também para seus familiares. “Além de ser uma ferramenta de qualificação profissional, o programa tem um cunho social, abrindo portas para mestrados, doutorados e experiências internacionais”, afirmou. Para ele, o conhecimento adquirido permite aos participantes ampliar horizontes tanto na carreira quanto na vida pessoal.

Uma das beneficiadas pelo programa é Dilma dos Anjos, servidora e formadora da DDPM, que está no segundo ano de estudo da língua espanhola. Ela ressaltou que aprender espanhol sempre foi um sonho, além de ser essencial para compreender o contexto multicultural da educação em Manaus, que recebe cada vez mais pessoas de países hispânicos. “O domínio de uma segunda língua também é fundamental para avanços acadêmicos, como a realização de um mestrado. Com o PAH, espero consolidar esse aprendizado e aplicá-lo em minha trajetória”, disse Dilma.

Neste primeiro semestre, o PAH contará com 33 turmas, divididas em seis de Libras, 15 de inglês e 12 de espanhol, com opções presenciais e remotas. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras ou terças e quintas-feiras, nos horários das 15h às 17h, das 16h às 18h e das 18h30 às 20h20. Para Suellen Barros, coordenadora do programa, é gratificante contribuir com a formação de servidores e dependentes ao longo desses 15 anos. “Com 13 professores dedicados, nosso objetivo é oportunizar o acesso ao aprendizado de novas línguas e transformar sonhos em realidade”, concluiu.