Profissionais de saúde são convocados para reforçar hospitais no Amazonas

Profissionais de saúde contratados começam a se apresentar nas unidades da SES-AM em Manaus

Profissionais de saúde convocados para reforçar a linha de frente no combate à Covid-19 no Amazonas começaram a se apresentar nas unidades hospitalares, em Manaus. De acordo com a assessoria, os novos profissionais estão sendo encaminhados para hospitais e prontos-socorros (HPSs), fundações e maternidades, além dos serviços de pronto atendimento (SPAs).

Os profissionais foram chamados para reforçar a área de saúde no Amazonas, após a pandemia do novo coronavírus reiniciar forte nesse início de ano no Estado, sobrecarregando hospitais de doentes.

No início da manhã desta sexta-feira (08/01), a fisioterapeuta Andreia da Gama já estava a postos para assinar o contrato na sede da SES-AM, no Aleixo. Andreia se junta a outros médicos intensivistas, clínicos gerais, farmacêuticos, enfermeiros intensivista e técnicos de enfermagem que vão operacionalizar a assistência nos novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede.

Como o fisioterapeuta é primordial e indispensável no tratamento de pacientes com Covid-19, eu estou me dispondo, também, a contribuir. Eu já trabalho na área e fico feliz em estar trabalhando com a recuperação desses pacientes”, disse a profissional, que a partir de agora vai cuidar de pacientes oncológicos que também travam luta contra o novo coronavírus e estão internadas na UTI da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon).

Parceria com Ministério da Saúde

As contratações dos profissionais de saúde no Amazonas são fruto da parceria com o Ministério da Saúde, que disponibilizou o banco de dados de profissionais, e da contratação de servidores da rede que dispunham de disponibilidade.

De acordo com o chefe do Departamento de Gestão de Recursos Humanos (DGRH) da SES-AM, Mário Mendonça Júnior, o início é imediato. “Esses profissionais já são indicados (pelo Ministério da Saúde), já tiveram a expertise anteriormente no combate. Então, já serão direcionados diretamente às unidades que estão sendo, hoje, de combate à Covid-19”, disse.

Mais leitos

A rede estadual teve um aumento de 154% do número total de leitos Covid no período, saindo de 457 para os atuais 1.164.

Em relação ao número de UTIs, o quantitativo mais que dobrou desde o início do plano de contingência, saindo de 130 para 299 leitos de UTI Covid (+130%).