Prisão de brasileira por engano repercute em jornais da Espanha

Jovem brasileira diz que foi confundida com outra mulher e presa por engano por uma suposta tentativa de sequestro de uma criança.

Jornais da Espanha têm repercutido o caso da goiana Maísa da Rocha, de 23 anos, que foi presa por engano no país, no início de outubro. A jovem foi acusada pela avó de um menino de 5 anos de ter tentado sequestrar a criança em um parque de Oviedo. Maísa acredita que foi reconhecida como suspeita por ter o cabelo ruivo.

A imprensa espanhola acompanhou a história desde o início, tendo noticiado quando a brasileira foi presa e ainda era a principal suspeita do crime e, principalmente agora, em que Maísa cobra por explicações e reparações pelo trauma que sofreu.

“Jovem acusada de raptar criança em Oviedo pede responsabilidade por ter ido para a prisão ‘sem motivo”, diz uma das manchetes. “Maísa sempre negou sua culpa, mas ninguém acreditou nela”, reforça outro portal.

O g1 tentou contato por e-mail nesta segunda-feira (27) com a polícia de Oviedo, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem. O telefone celular de Maísa continua apreendido.

O Itamaraty disse que não pode fornecer informações sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros.

Entenda o caso

Maísa, a mãe e a irmã mais nova são naturais da cidade de Itapuranga, no noroeste de Goiás, e se mudaram para Oviedo há 6 anos em busca de uma vida melhor. Maísa trabalhava lá como garçonete.

Segundo a brasileira, uma mulher procurou a polícia para denunciar que uma jovem ruiva, branca e magra tinha tentado sequestrar seu neto em uma praça que fica próxima à casa da garçonete. A polícia começou a fazer buscas e juntar fotos de mulheres com essas características. Foi quando Maísa foi reconhecida, segundo ela, por engano.

“A avó da criança foi quem denunciou. Depois, a mãe da criança, que nem estava lá, disse que fui eu. Depois, uma mulher que tem um estabelecimento aqui perto ligou para a mãe da criança e disse que tinha sido eu”, contou.

No dia 7 de outubro, Maísa foi parada pela polícia quando saia do trabalho e questionada sobre a suposta tentativa de sequestro. Ela negou qualquer crime e apresentou vídeos que havia feito em casa com a irmã, que provaram que ela não estava no parque quando tudo aconteceu.

“[A tentativa de sequestro] Era 17h30, essa hora era a hora que eu estava arrumando para ir para o meu serviço. Mostrei para ele vídeos que tinha feito com minha irmã no Tik Tok naquele horário”, lembra.

Mesmo mostrando as evidências, Maísa acabou sendo presa. Ela passou três dias na delegacia e, depois, foi transferida para o presídio, onde ficou mais um dia.

A brasileira só foi solta depois que uma garota ruiva procurou a polícia e disse que ela era a pessoa que tinha se encontrado com a avó da criança, que supostamente foi vítima de tentativa de sequestro.

“A menina que realmente teve a discussão com essa senhora, que tem o cabelo da cor do meu, falou para a mãe dela que quem tinha brigado com a senhora era ela. Elas foram e falaram a verdade para a polícia, que ela tinha discutido com a senhora, mas não queria levar o menino, estava só chamando ele para brincar”, contou.

Perdeu emprego e ganhou traumas

Por conta do engano da polícia, Maísa perdeu o emprego como garçonete e luta para recomeçar a vida na Espanha. Ela diz que contratou advogados e pretende processar o estado.

“[Estou] Traumatizada, dá até vontade de ir logo embora. A gente vem para cá em busca de melhorias e acontece isso”, disse.