sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Espaço Primeiro foguete comercial do Brasil explode após decolar do Maranhão

Primeiro foguete comercial do Brasil explode após decolar do Maranhão

A empresa Innospace, responsável pela operação, confirmou que ocorreu uma anomalia durante o voo.

MARANHÃO — O Brasil deu seu primeiro passo no mercado espacial comercial. Na noite desta segunda-feira (22/12), o primeiro foguete comercial a ser lançado do país decolou do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, mas explodiu após pouco mais de um minuto de voo. O HANBIT-Nano, foguete sul-coreano de 21 metros de altura e 20 toneladas, levava experimentos científicos desenvolvidos por instituições brasileiras e indianas.

A empresa Innospace, responsável pela operação, confirmou que ocorreu uma anomalia durante o voo. Apesar do revés, a missão Spaceward representa uma nova fase para o programa espacial brasileiro, que busca inserir o país no competitivo mercado de lançamentos comerciais. Construído na década de 1980, o CLA oferece vantagens estratégicas como a proximidade com a linha do Equador, o que reduz o consumo de combustível para colocar satélites em órbita.

O acidente marca também uma recuperação após a tragédia de 2003, quando a explosão de um protótipo matou 21 pessoas e paralisou as operações por anos.