Preso estelionatário que aplicava golpes em agências bancárias do interior

(Foto: Divulgação / PC-SM)

João Carlos França Protásio, 35, foi preso por suspeita de aplicar golpes em idosos em agências bancárias nos municípios de Coari (a 363 quilômetros a oeste de Manaus) e Tefé (a 523 quilômetros a oeste de Manaus). As informações são da Polícia Civil (PC).

Equipes de investigação da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Coari, em ação conjunta com policiais militares lotados em Tefé, cumpriram o mandado de prisão preventiva por estelionato no nome de João, na tarde desta sexta-feira (7).

De acordo com o delegado José Afonso Barradas, titular da DIP de Coari, o homem oferecia ajuda para sacar o dinheiro de aposentados em filas de agências bancárias. Ao conseguir com que os idosos entregassem cartões e senhas, o suspeito fazia empréstimos e transferia os valores para conta dele.

“As diligências em torno do caso tiveram início logo após delações anônimas serem feitas ao número (92) 98200-0184, o disque-denúncia da unidade policial, informando a prática criminosa. Ao longo das investigações, descobrimos que João Carlos estava no município de Tefé, onde policiais civis e militares efetuaram a prisão na casa onde o elemento residia, situada na Rua São Paulo, bairro Abial”, explicou Barradas.

Reincidente

O delegado informou, ainda, que João já havia sido preso anteriormente em Tefé, pelo mesmo crime.

Barradas pediu à Justiça a prisão do suspeito e o mandado de prisão preventiva em nome de João Carlos foi expedido no dia 30 de abril deste ano, pelo juiz Fábio Lopes Alfaia, da 2ª Vara da Comarca de Coari. “Também representei judicialmente o pedido de quebra do sigilo bancário com o intuito de saber o número exato de vítimas”, ressaltou.

Indiciamento

Encaminhado para a DIP de Coari, João Carlos foi indiciado por estelionato. Ao término dos procedimentos na delegacia, ele será conduzido à Unidade Prisional de Coari (UPC), onde deverá permanecer à disposição da Justiça.

Por PMS