Presidente do CRM-AM é afastado após denúncia sobre título de especialização

O afastamento de Akel é uma medida cautelar enquanto o caso segue em investigação.

MANAUS, AM — O presidente do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM), Jorge Akel Thomaz de Lima, foi afastado do cargo na noite de segunda-feira (27) após uma denúncia questionar a validade de seu título de especialização. A decisão foi tomada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em reunião plenária.

A denúncia, que também envolve outra médica, chegou ao CFM no dia 12 de janeiro. O Conselho solicitou informações ao CRM-AM sobre os processos de concessão de registro de qualificação de especialidade dos médicos.

“Foi deliberado o afastamento temporário do Presidente do CRM-AM e da Comissão de Registro de Especialidade Médica do Regional até que os fatos sejam devidamente esclarecidos”, disse o presidente em exercício do CFM, Amarildo Brito.

Após análise do caso, o CFM identificou que o registro de Akel está em desconformidade com as normativas do órgão. Um novo ofício foi encaminhado ao CRM-AM para que as devidas providências sejam tomadas.

Em relação à outra médica envolvida na denúncia, o CFM verificou que seu registro está em conformidade com as resoluções do órgão.

O afastamento de Akel é uma medida cautelar enquanto o caso segue em investigação. O objetivo do CFM é apurar os fatos e garantir a lisura dos processos de registro de especialização médica.