Presidente da Fenaj prestigia posse da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas do AM

Samira de Castro, presidente da Fenaj

A cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (Sinjor/AM), marcada para o dia 31/1, contará com o lançamento da Campanha Salarial dos Jornalistas 2024. O evento ocorrerá às 19h, no Salão Solimões (anexo do Palácio Rio Negro) com a participação da presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), jornalista Samira de Castro.

Eleita pelos jornalistas no dia 9/10/23, em certame em que a categoria usou pela primeira vez o voto virtual, além do impresso, a chapa #JornalistasemAção assume o compromisso com as bandeiras de luta do jornalismo brasileiro, organizadas pela Federação Nacional dos Jornalistas.

“A aprovação da PEC do Diploma pelo Congresso Nacional, a Atualização da regulamentação profissional, a Regulação das Comunicações e das Plataformas Digitais, a criação do Fundo Nacional de Apoio e Fomento ao Jornalismo, estão entre as ações que os sindicatos brasileiros já vêm desenvolvendo”, lembra o presidente eleito, Wilson Reis.

A vice-presidente eleita do Sinjor/AM, Paula Litaiff, destacou que o evento de posse da nova diretoria do sindicato também permitirá a apresentação de projetos e propostas para a classe, com foco na valorização profissional, aprimoramento técnico dos jornalistas e fiscalização do exercício da profissão no estado.

“Nos últimos 15 anos, criou-se uma narrativa para tentar deslegitimar a profissão do jornalista de direito e o Sinjor/AM pretende trabalhar em novos projetos para fazer esse resgate da importância e necessidade da imprensa profissional para a sociedade. Contudo, isso só será possível se houver uma adesão significativa dos colegas”, pontuou Paula.

As comissões de organização para cerimônia de posse iniciaram a divulgação do evento, a distribuição dos convites às autoridades e o chamado especial à categoria. A gestão da nova diretoria inicia em janeiro de 2024 e se estenderá à dezembro de 2026.