Prefeitura realiza sonho do ‘Baile de Debutantes’ de meninas, no Santo Agostinho

(Foto: Nathalie Brasil/ Semcom)

A ‘festa de debutantes’ é um sonho de muitas meninas e pais e, pensando em tornar esse desejo em realidade, a Prefeitura de Manaus celebrou na noite de sexta-feira, 19/7, o aniversário de 15 anos de quatro adolescentes que frequentam a Cozinha Comunitária do bairro Santo Agostinho, zona Oeste.

A festa aconteceu no próprio espaço de segurança alimentar e nutricional do município, organizada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Fundo Manaus Solidária, a partir do apoio e custeio de parceiros. O baile contou com todo cerimonial e protocolo, que pede o rito de passagem da festa de 15 anos.

De acordo com a secretária da Semasc, Conceição Sampaio, o executivo municipal, por meio dessa celebração, vem realizar sonhos de jovens que moram em áreas de vulnerabilidade social, onde estão localizadas as Cozinhas Comunitárias da prefeitura.

“Esse é um projeto da Prefeitura de Manaus, por meio das Cozinhas Comunitárias que alimentam pessoas no dia a dia. Hoje, estamos promovendo mais um passo, pois realizamos a primeira edição da festa de debutantes desses espaços. A primeira–dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko, trabalhou conosco para esse momento. Aqui, estamos realizando sonhos de muitos pais que sonham em ofertar uma festa de debutantes às filhas”, destacou Conceição Sampaio.

O baile é uma oportunidade das famílias carentes realizarem o sonho de suas filhas debutantes, cada adolescente teve o direito de convidar dez pessoas. As quatro debutantes e seus convidados tiveram uma festa zero custo com o apoio de parceiros que ajudaram na decoração especial, vestido, salão de beleza, sapato, buffet, bolo, distribuição de lembrancinhas, pista de dança e apresentação de DJ.

“Esse projeto surgiu dentro da Cozinha Comunitária do Santo Agostinho e foi levado para primeira-dama apadrinhar. Toda menina, quando chega aos seus 14 anos, deseja a sua festa de debutante, principalmente o público que frequenta as Cozinhas Comunitárias, que é formado por pessoas que não têm condições de realizar uma festa de debutante. A prefeitura,  por meio da ajuda de vários parceiros, pôde proporcionar a realização desse sonho. Esperamos que não seja somente o primeiro, mas que possamos expandir o projeto que é um desejo do prefeito Arthur Virgílio Neto”, explicou a vice-presidente do Fundo Manaus Solidária, Mônica Santaella.

As quatro homenageadas da noite foram escolhidas seguindo alguns critérios dos profissionais da Cozinha Comunitária, que verificaram as notas escolares, comportamento com os pais e entrevista com a vizinhança para escolher as debutantes.

As escolhidas foram Anna Paula Rodrigues de Souza, Fernanda da Silva Ribeiro, Suelen do Carmo Marques e Vitória Andrade de Souza. Todas são usuárias da Cozinha Comunitária e usam o espaço para se alimentar diariamente com os familiares.

A debutante Fernanda Ribeiro não imaginava vivenciar um momento tão especial. “Eu agradeço toda a equipe envolvida nesse projeto, que fizeram um grande sacrifício por nós. Para não passar em branco, a minha mãe havia feito só um bolinho e hoje vivo um sonho”, revelou.

A debutante Anna Paula de Souza também agradeceu a realização do baile. “Estou emocionada em ver toda essa festa preparada para mim. Eu estava calma, mas quando vi cada detalhe, fiquei sem palavras para agradecer tamanha gratidão pelo que estão fazendo por nós”, disse.

Após a entrada triunfal com direito a fogos e tapete vermelho, o momento mais esperado foi a valsa com os príncipes e os pais. Houve também muita emoção na homenagem dos pais às filhas. As debutantes também foram presenteadas com seus autorretratos desenhados pela artista plástica Rosa dos Anjos.