Prefeitura realiza projeto de qualidade de vida no trabalho exclusivo para estagiários

© Louise Batista/Semad

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) realizou, nesta quarta-feira, 22/8, em sua sede, em Adrianópolis, zona Centro-Sul, ação voltada especificamente à qualidade de vida no trabalho para estagiários do órgão. 

O projeto “Qualidade de vida no trabalho com estagiários: uma preparação para a vida pessoal e profissional”, prevê, até o fim deste ano, uma série de cinco encontros dinâmicos, com atividades e palestras que abordarão temas como estresse, marketing pessoal, carreira, trabalho e estudos, vida acadêmica e inteligência emocional. 

De acordo o secretário da Semad, Lucas Bandiera, os estagiários, que já eram contemplados com as demais ações do programa de qualidade de vida da secretaria, passam a contar com atividades voltadas às especificidades desse público. “O estágio é um importante momento profissional em que é fundamental o preparo e o amadurecimento profissional”, observa. 

A ideia de implementar ações voltadas exclusivamente para os estagiários surgiu de um projeto da estagiária e estudante de psicologia da Semad, Sandye Zurra, sob orientação da psicóloga Anakena Castelo Branco, da Divisão de Serviço Social do Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria. 

Para Sandye, o desafio de conciliar a rotina de trabalho e estudos aumentou com o Trabalho de Conclusão de Curso, inspirando a proposição do projeto, que foi abraçado pela chefia. “Somos incentivados a propor ideias para inovar no trabalho da Secretaria, e ter um projeto que possa ajudar pessoas como eu é gratificante”, disse. 

“Nós estagiários precisamos falar sobre assuntos pertinentes, como o estresse, a sobrecarga de trabalho, ou até questões pessoais, porque é muito difícil lidar com as emoções. Eu me coloquei no lugar dos outros estagiários quando passei por um período conturbado na faculdade, então achei importante aprender a lidar com essas coisas no ambiente de trabalho”, frisa a estudante de psicologia. 

Troca de experiências

No primeiro encontro foi o abordado o tema “Conhecendo a Semad”. De forma dinâmica, a diretora de Planejamento da Semad, Jamille Ballut, palestrou sobre a estrutura da Secretaria para os participantes, que também apresentaram o que fazem no setor em que atuam. “Foi um momento muito legal, porque aprendemos sobre a secretaria em que trabalhamos, descobrimos detalhes sobre o trabalho que o órgão realiza”, destaca a estagiária de nível médio da Junta Médico-Pericial do Município, Hávila Guimarães. 

Os próximos encontros abordarão os temas “Sobrecarga emocional e física (estresse)”, “Conduta ética no trabalho”, “Relações interpessoais”, “Comunicação”, “Postura profissional”, “Gestão de tempo, produtividade e procrastinação”, “Dependência tecnológica”, “Hábitos saudáveis no trabalho”, “Autovalorização e autoestima”, além de “Conquista, planos para o futuro, objetivos e sonhos”.

Comentarios