Prefeitura realiza plantio de mudas nas margens do Igarapé do Passarinho

© Divulgação/Semmas

O Igarapé do Passarinho, na altura do bairro Terra Nova, zona Norte, receberá nesta quinta-feira, 20/12, mais um reforço na recomposição vegetal de suas margens com o plantio de 1 mil mudas pela Prefeitura de Manaus

Este será o terceiro plantio realizado no local este ano pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), dentro do Projeto Arboriza Manaus.

O trabalho tem como finalidade promover o preenchimento de espaços vazios em trechos da área de preservação permanente (APP) do curso d’água, ainda sem árvores, contribuindo assim para a arborização da região. Nestes locais, a APP se torna vulnerável às ocupações irregulares e ao descarte de resíduos sólidos no igarapé.

O trecho que receberá o plantio é parte integrante da Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-Manaus. O plantio será realizado ao longo da avenida Tenente Roxana (antiga Passarinho), tendo como ponto de concentração a praça do Igarapé do Passarinho, no bairro Terra Nova.

No local, também haverá distribuição de mudas aos moradores do entorno. O trabalho marca o alcance da meta estabelecida para o ano de 2018 de 6 mil mudas arbóreas plantadas na cidade. Somando, Manaus já realizou o plantio de 32 mil árvores desde 2016, quando o prefeito Arthur Virgílio Neto lançou o Programa Arboriza Manaus.

Além de reforçar a vegetação, que proporcionará sombra e sustentação às encostas do igarapé, o plantio vai contribuir para a melhoria da qualidade do ar e embelezamento da paisagem. Na última terça-feira, as equipes de Educação Ambiental das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Limpeza Urbana (Semulsp) percorreram as ruas do bairro Terra Nova convidando os moradores a participarem da atividade. Desde o início da semana, a equipe do Projeto Arboriza Manaus trabalha fazendo a abertura de covas e a preparação do solo para o plantio.